Vasos para plantas: isso é tudo que você precisa saber - Winterflor Floricultura
Vasos para plantas

Vasos para plantas: isso é tudo que você precisa saber

Quando vamos escolher vasos para plantas, é comum que a gente escolha muito influenciado pela beleza do produto. Afinal, geralmente as plantas em vasos ficam fora da natureza e viram parte da decoração.

Mas é muito importante pensar em como esse vaso vai influenciar a saúde da planta. Se ele não for o correto, a planta pode morrer, apesar de todos os outros cuidados. Por isso, hoje vamos te explicar tudo que você precisa saber na hora de comprar um vasinho para a sua companhia verde.

Muda de Clusia em vaso de cerâmica – peça a planta aqui pelo WhatsAPP ou pelo site.

Um guia rápido sobre vasos para plantas

A primeira característica importante de um vaso ideal para plantas é ter furos no fundo. E por incrível que pareça, alguns não vem com isso de fábrica. Cada planta precisa de uma quantidade de água. Umas mais e outras menos. Mas nenhuma planta pode ficar encharcada. Isso pode, de fato, apodrecer as raízes. Garantir a presença dos furos é permitir que a planta tenha um sistema de drenagem simples.

Outro fator igualmente importante é o tamanho. As medidas de profundidade e largura precisam ser proporcionais ao tamanho da planta. Assim, o vaso garante espaço para o crescimento das raízes. Porém, você não precisa de um vaso enorme logo no início, caso a sua planta for de porte maior. Basta trocá-lo conforme a planta for crescendo, assim como os nossos pais foram trocando as nossas camas.

Vasos de plantas diversos.
Foto: ABC Garden.

Os materiais também fazem uma diferença enorme. O ideal é que eles sejam de materiais como barro, cerâmica, madeira (de qualidade), fibras de coco ou cimento, que têm uma permeabilidade boa. Mas tudo depende, também, de onde esse vaso vai ficar. É importante lembrar que, como as plantas estão fora da natureza, a disposição e a forma das coisas também precisam ser adequados à sua vida. Se há risco de queda, por exemplo, prefira um vaso mais leve.

Em especial, o barro e a cerâmica funcionam melhor para plantas que precisam consumir muita água. Entretanto, vasos para plantas feitos de metal ou de plástico podem funcionar apenas temporariamente, já que eles não são tão resistentes à ação do tempo e podem superaquecer no sol. Mesmo assim, eles são uma opção mais barata diante de uma emergência.

Tipos de vasos para plantas

Se você é daqueles que tem várias plantas em casa que moram em vasos, provavelmente vai gostar das nossas dicas a seguir. Cada tipo de vaso funciona melhor em casa situação, como veremos a seguir.

Vaso de cimento

O vaso de cimento tem suas particularidades. Primeiro, é que ele é bem, mas bem pesado. Então, se você precisa de resistência para aguentar vento, chuva e peso da terra, ele é o ideal. Porém, ele deve ficar sempre em locais mais baixos ou que não apresentem nenhum risco de queda.

Além disso, o vaso de cimento costuma ter um interior menor, devido à grossura do material. Assim, na hora da compra, escolha um tamanho maior do que a planta necessita.

Este aqui é um dos vasos de cimento que você encontra na nossa loja. Peça pelo WhatsApp.

Vasos de barro

Querido de muitos amantes da jardinagem, o vaso de barro é resistente, porém mais leve que o cimento. Além de serem discretos na paisagem e de terem uma boa drenagem.

Porém, antes de colocar a planta diretamente no vaso, aqui vai uma dica: deixe o vaso de molho por algumas horas para que ele absorva um pouco de água e não fique totalmente seco na hora de receber a planta e nem roube a água do solo.

Vasos de barro.

Vasos de madeira

O vaso de madeira é muito mais decorativo do que utilitário. Em geral, ele é usado como cachepot, ou seja, aquela cobertura utilizada para esconder o vaso de verdade. Na nossa loja, inclusive, você encontra vários modelos – para todos os estilos!

Cachepot
Tulipa no cachepot que você só encontra aqui na Winter. Peça pelo WhatsApp ou pelo site.

Vasos de vidro

O vaso de vidro é lindo, mas depende de alguns cuidados extras, afinal, ele é muito delicado e nada permeável. Contudo, ele é ótimo para plantas aquáticas e é do tipo que ajuda a manter a temperatura mais amena.

O vidro deve ser manuseado com muito cuidado e você vai precisar higienizá-lo com frequência. Na decoração, ele é minimalista e elegante.

Vasinhos de vidro.
Aqui na Winter você pode pedir a Zamioculca com o vaso de vidro. Fale com a gente no WhatsApp ou peça pelo site.

Vasos de polietileno

O polietileno é um tipo de plástico bastante leve e resistente. Pela sua versatilidade, tem sido muito utilizado na jardinagem, principalmente para quem tem animais ou crianças circulando pela casa.

O legal é que o vaso de polietileno é uma opção sustentável. É um material normalmente barato, pode ser reciclado e não agride a planta quimicamente falando. E mais: é fácil de limpar e nele não há possibilidade de proliferação de fungos.

Vasos de plantas: polietilêno
Vaso de polietileno – foto: Pinterest.

Vasos de fibra de coco

Para quem, infelizmente, não tem muito tempo para cuidar das plantas e lembrar de coisas simples como a rega periódica, o vaso de fibra de coco é uma excelente opção. O material funciona como uma espécie de esponja, absorvendo bastante água e permitindo que você possa, vez ou outra, esquecer de regar.

E não para por aí. Os benefícios da fibra de coco são muitos:

  • Liberação de nutrientes para a planta
  • Ideal para bromélias e orquídeas (mas pode ser utilizado em qualquer espécie)
  • Tem baixo custo, afinal, é um material abundante
  • É leve e durável
  • Tem o ph ideal para a maioria das plantas
  • É bem aerado, impedindo o crescimento de fungos
  • Combina com ambientes com propostas visuais mais orgânicas
Vasos para plantas: fibra de coco.
Vaso de fibra de coco – foto: Pinterest.

Vasos de cerâmica

Assim como o vidro, a cerâmica é um material que a ajuda a planta se manter refrescada. Isto porque os vasos de cerâmica retém a umidade que é ótima para a planta também não ressecar.

Apesar de uma eventual crosta verde que pode aparecer, os vasos de cerâmica limpam bem fácil apenas com uma escova.

Você também pode encontrar os vasos de cerâmica em versões conhecidas como vasos vietnamitas, que são um pouco mais caro, esmaltados, mas ideais para plantar árvores frutíferas.

Vasos para plantas: cerâmica.
Olha só que presença a planta Ficus Lyrata que vem acompanhada com vaso de cerâmica! Peça pelo WhatsApp ou pelo site.

Vasos para plantas: qual é o seu?

E você? Já sabe qual desses vasos é o melhor para a sua planta? Opções não faltam, não é? E seja para vasos ou para plantas, você encontra tudo na nossa loja. Lembrando, também, que a Winter está nas principais redes sociais, Facebook e Instagram, e a nossa comunidade está cada vez maior! Só falta você!

WhatsApp
Precisa de Ajuda?