Quer presentear com flores? Saiba qual é a melhor para cada ocasião - Winterflor Floricultura
Como presentear com flores e acertar no presente

Quer presentear com flores? Saiba qual é a melhor para cada ocasião

Presentear com flores é uma cultura que nunca sai de moda. E, apesar de muita gente associar as flores aos momentos românticos, elas também são uma excelente opção para comemorar outros momentos especiais.

Pode ser que você queira parabenizar alguém por ter comprado a primeira casa ou passado numa prova. Ou você só quer lembrar aquela mãe de primeira viagem que a admira por ter dado a luz e quer mimá-la nesse momento especial. E por que não dar flores no dia do aniversário de alguém? Presentear com flores é uma forma carinhosa de demonstrar seu carinho pela outra pessoa.

Mas comprar flores pode ser um desafio, principalmente se você não estiver muito acostumado com isso. Afinal, algumas espécies podem funcionar muito melhor de acordo com algumas ocasiões. Não só por conta da espécie como do significado atribuído. E é por isso que a gente vai te ajudar. Hoje a gente trouxe um material especial pensado pelos nossos floristas para te ajudar a escolher a flor ou o arranjo ideal para dar de presente. Vamos falar sobre tipos de flores, cores e seus significados.

Vem com a gente saber mais sobre isso!

Rosas amarelas
Foto: Winter Flor.

Presentear com flores amarelas: ideal para quem acabou de conseguir um novo emprego

Sabe aquela pessoa que lutou tanto por uma vaga de emprego. Seu amigo que passou por todas as seletivas super difíceis ou simplesmente conseguiu uma vaga depois um tempo desempregado? Esse é, de fato, um momento em que a pessoa deve estar se sentindo incrível.

As flores amarelas vão demonstrar que você deseja um caminho iluminado, alegre e cheio de criatividade nesta nova fase. A gente tem um artigo muito legal aqui no blog sobre flores amarelas onde te contamos todos os significados e quais são as melhores espécies. Mas a gente destaca aqui algumas sugestões:

Flores amarelas para presentear
À esquerda: lírios; à direita: kalanchoe. Fotos: Winterflor.

Mas, independente se você vai mandar um arranjo pequeno ou grande, não se esqueça das regrinhas de etiqueta. Procure saber de antemão se vai ser bacana enviar algo direto no trabalho da pessoa. Nem sempre o novo funcionário quer ser visto como o centro das atenções. E não é todo trabalho que permite que a pessoa simplesmente pare para admirar o presente.

Na dúvida, envie para a casa da pessoa.

Girassóis para presentear
Foto: Chad DG/Pexels.

Mas e se for uma promoção no trabalho?

Poder ser que seu amigo ou amiga estejam comemorando uma promoção no emprego de anos. De repente é uma liderança ou um cargo com mais liberdade de atuação.

Esse é um momento que tem tudo a ver com crescimento e longevidade. Sabe quais flores demonstram isso? As rosas e os girassóis.

As rosas, de qualquer cor, carregam um pouco de seriedade e comprometimento (não é à toa que elas são muito usadas por casais apaixonados). Essas características sintetizam justamente tudo que aquele profissional teve que encarar.

Por outro lado, os girassóis trazem calor e o sentimento de longevidade para esse novo momento. Agora, é só completar o arranjo com um cartão e uma bela mensagem positiva e tá pronto o presente ideal.

Presentear com flores na maternidade
Gérberas. Foto: Winter Flor

Um novo bebê chegou? Os lírios, as rosas e as gérberas são as melhores flores

Presentear com flores uma mãe que acabou de ganhar um bebê segue como uma das formas favoritas de enviar boas vibrações à família. Mas esse é um momento em que a gente precisa ficar de olho em algumas “regrinhas”.

A primeira delas é o sexo do bebê. Algumas cores tradicionalmente fazem mais sentido se for menina, por exemplo. Nesse caso, cores como rosa, roxo e lilás dificilmente  chamariam a atenção do jeito errado. Sejam sozinhas ou parte de um arranjo, gérberas, rosas ou lírios são escolhas populares, já que são bem delicadas e versáteis.

Se for menino, flores amarelas combinadas com íris azul claramente fazem sentido.

Lírios e íris azul
À esquerda: lírios; À direita: íris azul. Fotos: 10wallpaper/Winterflor.

Mas se os pais da criança preferem não fazer distinção entre cores e gênero, uma cor neutra, como o branco, surge como uma opção que, em vez de falar de homem ou mulher, simplesmente transmitem a ideia de pureza ou inocência. E também dá para você surpreender usando rosas arco íris, que são brilhantes, coloridas e representam a felicidade.

A segunda regra é se, verificar se o hospital tem regras sobre a presença de flores. Afinal, esse é um ambiente delicado que pode mexer com a saúde o bem estar da mamãe e do bebê. Por isso, prefira enviar sue presente para a casa da família.

Enquanto ainda estamos com a vida tão restrita de encontros pessoais, enviar as flores como presente à nova mamãe mostra que, mesmo de longe, você se importa.

Lírio laranja
Foto: Stanley Morales/Pexels

Como presentear com flores quem está se formando?

Outro grande momento na vida de alguém a formatura, seja no ensino médio ou na graduação. Uma sensação parecida com isso é, também, passar num concurso ou numa prova importante.

Os significados que normalmente atribuímos a isso são coisas como honra, respeito, felicidade, paixão e satisfação. A pessoa recém formada certamente está sentindo tudo isso. E como é que você, ao presentear com flores, pode mostrar que entende e que admira esses sentimentos?

Confira as nossas dicas:

  • Buquê de gérberas – é alegre, o suficiente para dar os parabéns.
  • Arranjo de lírios laranjas – a cor forte deseja que a pessoa saboreie o novo caminho e mostra que você acredita que aquela pessoa será capaz de surpreender sem tomar os caminhos óbvios.
  • Tulipas – é uma escolha de flor elegante, com uma boa presença e que pode mostrar que você respeita o trabalho árduo.
presentear com flores
Foto: Nadine Wuchenauer/Pexels.

Flores que dizem: “parabéns pela sua nova casa!”

Comprar uma casa é um feito e tanto, ainda mais num país tão caro e burocrático como o nosso. É realmente um motivo de comemoração e que normalmente envolve uma visita especial de inauguração.

Enquanto você não sabe ainda como é a decoração e que energia o dono da casa pretende transmitir, presentear com flores é simpático, pontual e é algo que não compromete o ambiente da residência.

Levando isso em conta, nossa primeira dica é levar as flores já em um suporte fixo, afinal, não é legal esperar que o convidado já tenha um recipiente para as flores.

Orquídea azul para presente
Orquídea azul. Foto: Winterflor.

Se você já conhece as preferências florais do seu amigo ou amiga, pode apostar no que essa pessoa gosta mais. Mas se não sabe, a nossa dica são as orquídeas, que são alegres, estão disponíveis em várias cores e tamanhos e podem florescer por vários meses.

Vale também um arranjo das suas flores favoritas, como uma forma de lembrar a sua amizade sempre presente na vida da pessoa.

E não custa lembrar mais uma coisinha: a casa é um ambiente muito particular e que, muitas vezes, é dividida por várias pessoas. Não deixe de ficar informado antes se alguém tem alguma alergia relacionada às flores.

Presentear com flores a pessoa amada
Foto: Katerina Holmes/Pexels.

Flores para a pessoa amada

E é claro que a gente não podia deixar de falar a forma mais tradicional de presentear com flores. Quando estamos apaixonados, o ato de dar flores é muito emblemático. E não existem flores mais marcantes para isso do que as rosas, em especial as vermelhas.

Mas dá pra dar uma fugidinha do convencional também, e apostar em arranjos românticos com as cores favoritas da pessoa. Ou mesmo escolher pelo significado. Aqui, novamente cabem os girassóis, já que eles representam a longevidade – tudo que a gente quer para um amor, não é?

Não erre no presente ao presentear com flores!

Aqui na Winterflor, você vai encontrar muitas outras opções que a gente nem citou aqui. Tá tudo bem ficar na dúvida. Por isso, a gente quer continuar te ajudando e te dando as melhores dicas de tudo que é relacionado às flores e jardinagem.

Então, antes de você ir embora, um convite: segue a gente nas redes sociais para interagir com quem mais entende de floricultura. Estamos no Facebook e no Instagram. Com a Winterflor, você nunca mais vai errar no presente.

Até a próxima!

WhatsApp
Precisa de Ajuda?