Plantas de baixa manutenção: dicas e cuidados que você precisa ter - Winterflor Floricultura
plantas de baixa manutenção

Plantas de baixa manutenção: dicas e cuidados que você precisa ter

A ideia de criar um lindo jardim com plantas de baixa manutenção é muito atraente e a gente sabe disso. Principalmente para quem ama a jardinagem, mas nem sempre tem tempo de sobra. Só que por trás de uma planta que não vai exigir muito de você, tem uma série de cuidados que, ainda assim, são necessários para que seu jardim não vire uma bagunça.

A forma como você planeja os seus canteiros é tão importante quanto as plantas que você vai escolher. Porém, aqui na Winterflor a gente quer mais é ver você feliz e satisfeito com seus projetos. Por isso vamos te contar o que considerar na hora de decorar seu jardim com plantas de baixa manutenção.

plantas de baixa manutenção
Foto: Karolina Grabowska/Pexels

 

A forma do jardim

É difícil um jardim que tenha só um tipo de planta. E esse é o primeiro cuidado do qual a gente precisa chamar atenção. Quando as plantas vão crescendo e preenchendo a paisagem, em algum ponto elas acabam se juntando. Assim, uma interfere no espaço da outra.

Quando esse jardim não tem manutenção, a tal da aparência saudável e exuberante pode dar a sensação de que ficou grande demais. Provavelmente vai rolar uma piadinha de que seu jardim virou uma floresta.

 

Formas de jardins
Foto: Andreea Ch/Pexels

 

Claro que, para muita gente, esse é mesmo o objetivo, de que as plantas cresçam e preencham os espaços vazios. Porém, se você busca plantas de baixa manutenção, provavelmente não quer ter que podá-las o tempo todo, certo? Mas isso pode ser um desafio, afinal, algumas plantas não param de crescer quando atingem determinado tamanho.

Sendo assim, vamos ver, então, algumas ideias para resolver essa questão.

 

Jardim aberto

Se você tem bastante espaço no quintal, pode optar por um jardim aberto. É só você cultivar as plantas longe umas das outras, para que elas não se misturem. Isso dá uma sensação bem limpa e atraente. Além disso, quem for admirar seu jardim, vai poder contemplar cada uma das plantas em detalhes, vendo a forma inteira das flores e das folhas.

Entretanto, também tem gente que não gosta desse modelo e considera que o jardim parece estéril. E você, o que acha?

Jardim aberto
Foto: Margaret Majua

 

O jardim super planejado

Se você já é do tipo que quer aquele jardim pomposo, preenchido, mas com aparência organizada e feito com plantas de baixa manutenção, você precisa de cuidados com o paisagismo.

Geralmente, esse tipo de jardim fica muito bem com arbustos baixos. Nesse caso, é importante você visitar uma floricultura e conversar com profissional sobre o tempo que cada planta leva para crescer. Afinal, quanto mais demorado, melhor, já que você está querendo ter pouco trabalho. Mas tenha em mente que, uma vez que eles cheguem no tamanho que você quer, você vai precisar se planejar para podá-los com alguma regularidade. As plantas de baixa manutenção são aparadas uma vez por ano.

 

Jardim super planejado
Foto: Pixabay

 

E por falar em poda, é importante você saber que nem todas as plantas reagem ao corte do mesmo jeito. Por exemplo: se você tem uma planta como o Rododendro no seu jardim, é bem mais complicado podar ele todo ano para manter no mesmo tamanho, já que você vai acabar sacrificando as flores. Mas é um tipo de planta que dura muito e deixa o ambiente muito florido, podendo ser podado a cada 10 anos e já é o suficiente. Assim, se for plantar um Rododendro, prefira ele num espaço grande onde ele possa crescer livremente sem que você precise podar em períodos mais curtos.

 

Plantas de baixa manutenção: quanto mais plantas, melhor!

Quem quer ter um belo jardim com baixa manutenção, também deve pensar de forma mais ampla. Os benefícios, você vai entender a seguir.

Plantas de baixa manutenção
Foto: American Beauties Native Plants

A guerra química entre as plantas (você pode manter a paz!)

A maioria das plantas tendem a ser alelopáticas. Mas o que é isso? Basicamente, elas emitem uma química que chega até as outras espécies de plantas, fazendo com o que o crescimento delas atrase e fique mais lento.

Pois é, elas são tão lindas na superfície, mas debaixo da terra é como se elas realmente disputassem uma guerra.

 

Plantio de várias espécies
Foto: Creative Vix/Pexels

 

Porém, olha só que legal: se você plantar várias espécies agrupadas num mesmo lugar, esse processo faz seu jardim ter variedade, beleza e crescimento mais lento. É como se suas plantas trabalhassem em conjunto.

Além disso, juntas elas parecem bem melhor. Elas vão se harmonizando com o formato do seu quintal e proporcionam um local calmante.

 

Cuidar do jardim
Foto: Lisa Fotios/Pexels

Trate 10 plantas como uma

Do ponto de vista da manutenção, outro motivo para plantar em grupos é igualmente animador. Você pode tratar o seu conjunto de plantas como se fosse apenas uma e a manutenção vai ficar muito mais fácil. Se você planta um grande grupo com 5 espécies de gramíneas, por exemplo, no período da poda pode, simplesmente, podar todos juntos, de uma vez só e mais rápido.

Seria bem diferente se as mesmas 5 espécies crescessem desordenadamente, cada uma com seu tamanho e uma invadindo o espaço da outra. Para quem quer plantas de baixa manutenção, isso é uma boa economia de tempo e esforço.

 

Plantas de baixa manutenção: perenes e lenhosas
Fotos: Adriana Calvo; Element Digital/Pexels

Plantas perenes e plantas lenhosas

Sabe aqueles jardins de babar que a gente vê em revistas de paisagismo? Pois é, eles dão o maior trabalho. Em geral, eles são uma mistura de arbustos muito bem cortados misturados com plantas perenes e flores anuais que todo ano você precisa replantar.

Se você chegou até aqui, provavelmente está disposto a abrir mão de todo esse luxo para ter mais finais de semanas livres, não é mesmo? Então, em vez escolher plantas perenes, que crescem de forma bem variada e para várias direções, nossa dica para você são as plantas lenhosas.

O legal das plantas lenhosas é que o caule delas é mais rígido, ou seja, a própria madeira. Assim, elas crescem muito mais bem definidas em volta de um único ponto, sem se espalharem demais.

A maioria das plantas lenhosas precisa de poucas podas, em intervalos grandes de tempo. E ainda assim elas mantêm a boa forma.

 

Plantas de baixa manutenção: lenhosas
Foto: Torsten Dettlaff/Pexels

 

Mas se você cometer o equívoco de escolher plantas perenes, que são muito mais delicadas, vai acabar tendo que lidar com remoção de flores gastas, fertilizar várias vezes e ainda vai precisar ficar de olho nos cuidados do começo e do final da temporada em que ela floresce.

Mas se ainda assim você quer um pouco mais de variedade e tem um pouco mais de tempo para manutenção, você pode compor o cenário da seguinte forma:

Para as plantas maiores você cultiva as plantas lenhosas, que têm baixa manutenção. Já nas menores e nas que vão dar um colorido extra, prefira as espécies perenes de baixa manutenção (sim, elas existem!). Isso dá um bom equilíbrio onde você ainda tem muita cor e uma aparência refinada sem muito barulho.

 

Tipos de lenhosas
Foto: Caio/Pexels

 

Tipos de plantas lenhosas:

  • Árvores
  • Arbustos
  • Cipós
  • Trepadeiras
  • Videiras
  • Lianas

 

Jardim é vida!

Os jardins feitos com plantas de baixa manutenção podem ser feitos em diferentes estilos e com diferentes formas de manter o local com um bom aspecto. Mas o que todas as paisagens bem sucedidas têm em comum é que os donos capricham nos cuidados, ainda que estes sejam feitos uma vez na vida e outra na morte.

E não se surpreenda se as plantas evoluírem ao longo do tempo para atenderem às próprias necessidades. Afinal, as plantas estão vivas e, como tudo que respira, elas crescem e mudam. Assim como nós, que estamos constantemente crescendo e mudando. Portanto, o processo de manter um jardim jamais deve ser visto como uma coisa estática. Aproveite essa explosão de vida que é o seu jardim!

E a nossa última dica para você não perder tempo: corre nas nossas redes sociais e pede pro Facebook e pro Instagram te avisarem toda vez que a gente tiver uma super dica com essa para você.

Até a próxima! 🌳

 

WhatsApp
Precisa de Ajuda?