Paraíso das suculentas: 10 dicas para um cultivo perfeito - Winterflor Floricultura
paraíso das suculentas

Paraíso das suculentas: 10 dicas para um cultivo perfeito

O paraíso das suculentas está repleto de variedades! Existem aproximadamente 22.000 tipos de suculentas. Muita coisa, não é mesmo? A principal característica delas é a grande capacidade de armazenar água. Aliás, é por isso que elas têm folhas mais gordinhas.

Hoje iremos aprender quais são os 10 passos para cultivar suculentas e de quebra conhecer 5 tipos de suculentas para decorar a casa e o jardim. Continue a leitura e confira!

paraíso das suculentas
Foto: jiawei333.

Paraíso das suculentas: quero cultivar, quais são os cuidados necessários?

Primeiramente, é importante levar em consideração o local onde você pretende deixar a planta. Algumas espécies precisam de muita luz para sobreviver e, por isso, necessitam ficar em áreas externas que recebam várias horas de luz solar direta.

Mas também existem aquelas que preferem a sombra e a luz solar indireta, portanto, fique atento para não colocar a espécie errada embaixo do sol, isso pode queimar suas folhas.

Escolhendo a planta ideal

Para descobrir qual a suculenta ideal, pergunte para o vendedor quais as plantas que se adaptam aos interiores e quais são as melhores para o jardim.

Em geral, suculentas ficam mais saudáveis em ambientes secos, iluminados e arejados, portanto, devemos evitar os locais com muita umidade, como banheiros, quartos de banho ou próximos às piscinas, por exemplo. Agora, vamos entender um pouco mais sobre o cultivo:

Paraíso das suculentas: como plantar uma muda?

  1. Escolha um vaso que tenha furos no fundo para que a água da rega possa ser escoada. Vasos que retém água fazem mal para as suculentas.
  2. Preencha o fundo do vaso com uma pequena camada de pedrinhas. Isso não é obrigatório, mas ajuda no controle da umidade do vaso.
  3. Prepare o substrato misturando aproximadamente 50% de terra vegetal e 50% de areia ou vermiculita.
  4. Adicione também um pouco de húmus de minhoca à mistura para que o solo fique mais nutritivo. A quantidade de húmus recomendada é de 2 colheres de sopa para os vasos pequenos, 4 para os médios e 8 para os grandes.
  5. Pronto o substrato, coloque uma boa camada no fundo do vaso, deixando espaço suficiente para acomodar as raízes da muda.
  6. Retire a muda com cuidado do local de origem. Ela deve ser transferida para o vaso com toda a raiz.
  7. Não se preocupe em retirar a terra que já está nas raízes, isso pode prejudicar a planta.
  8. Acomode as raízes no vaso e preencha com substrato. A planta deve ficar firme no solo, mas coloque apenas o suficiente. A ideia é que o substrato fique soltinho para que as raízes cresçam livres.
  9. Colocar uma camada de pedrinhas sobre a terra, em volta das folhas, ajuda muito as suculentas a se manterem saudáveis. Elas protegem as folhas da umidade do solo, evitando que elas apodreçam. Além disso, as pedras complementam a decoração!
  10. Agora que o vaso está pronto, é só regar aproximadamente uma vez por semana ou sempre que a terra ficar completamente seca. Regue abundantemente, deixando a água escorrer completamente.
paraíso das suculentas
Foto: V. Miller.

Fácil, não é? Com poucos cuidados você pode trazer o paraíso das suculentas para dentro da sua casa! Agora, confira 5 tipos de suculenta que ficarão lindas na sua casa ou jardim:

1- Colar de Pérolas (Senecio rowleyanus)

Muito bonita, a suculenta Colar de Pérolas é uma ótima opção de planta pendente. Cultive em um local que receba bastante luz, mas a luz solar direta deve ser evitada em regiões muito quentes e no verão.

Essa suculenta floresce na primavera e suas pequenas flores têm cheiro de canela 🥰

Foto: MeganEHansen/Forest and Kim Starr.

2- Planta de pelúcia (Echeveria pulvinata)

Suas folhas e flores têm cores vibrantes e ela é coberta por pequenos e finos pelos brancos que brilham ao sol, dando a planta um toque prateado. Ela se desenvolve melhor quando recebe bastante luz do sol, então, não é tão legal para os interiores.

Apesar disso, se o vaso for colocado próximo a uma janela que receba a luz direta do sol, ela pode se adaptar. Essa suculenta suporta o inverno, mas precisa ser protegida das geadas.

Foto: Claudia_Felbermayer.

3- Columéia peixinho (Nematanthus wettsteinii)

Columéia Peixinho é outra linda opção de suculenta. Ela se adapta muito bem aos interiores, desde que o cômodo seja bem iluminado. Mas se receber luz do sol da manhã, melhor ainda!

Suas folhas verde-escuro e brilhantes ficam muito lindas na decoração! As flores são laranjadas e florescem o ano inteiro, principalmente no verão.

paraíso das suculentas
Foto: Forest & Kim Starr.

4- Planta Jade (Crassula ovata)

Esta é uma das suculentas mais populares. Ela é muito resistente e apesar de poder ser cultivada a sol pleno (como a maioria das suculentas), é perfeita para interiores. Na verdade, é uma das melhores opções para decorar os quartos, salas e escritórios que recebem pouca luz solar indireta. Não são muitas as suculentas que se adaptam a esse tipo de ambiente, portanto, use e abuse da planta jade para trazer o verde brilhante que só as suculentas têm para dentro de casa!

Quanto menos luz solar a Planta Jade receber, mais escuras serão suas folhas. Mas se elas forem cultivadas ao ar livre, recebendo luz solar direta, as folhas serão mais claras e podem ficar com as pontas avermelhadas.

paraíso das suculentas
Foto: Claire_Giral.

5- Orelha de Shrek (Crassula ovata Gollum ou Hobbit)

Essa suculenta é resultado de uma mutação da Planta Jade. Mas dela se originou uma versão completamente diferente da original, com um formato bem peculiar!

Se adapta muito bem aos interiores e locais com bastante sombra, mas também fica linda nos ambientes iluminados. Suas folhas podem ser cilíndricas ou achatadas, entretanto, não é raro que uma mesma planta apresente folhas dos dois formatos.

suculenta orelha do Shrek
Foto: Anne Jea/Forest and Kim Starr.

***

Esse foi o nosso tour pelo paraíso das suculentas ♥

Gostou do texto? Então, siga a Winterflor no Instagram e também no Facebook.

Até a próxima! 🌺

WhatsApp
Precisa de Ajuda?