Jardinagem em casa: conheça 11 benefícios para a saúde - Winterflor Floricultura
Plantando

Jardinagem em casa: conheça 11 benefícios para a saúde

Praticar jardinagem em casa é uma tarefa certamente prazerosa. Por isso, é o hobby preferido de muita gente. Mas cada pessoa tem seus motivos para embarcar no universo das flores e nenhum jardim é igual ao outro. Foi por isso que, pensando em quem quer levar para casa um pouco da natureza aliada à saúde, preparamos para hoje um artigo especial.

Em tempos onde passamos muito tempo interagindo com máquinas, a saúde em geral tem perdas significativas pela falta de contato com a natureza. Ou por não termos tempo e interesse, ou por estarmos mesmo privados vivendo em ambientes pouco estimulantes e naturais.

Por isso, nós vamos te contar quais são os 11 principais benefícios para a saúde que podem vir do exercício da jardinagem. Não é sobre substituir os tratamentos médicos, eles ainda são muito importantes, independente do que você tenha. A prática de cultivar um jardim te ajuda a prevenir muitos problemas e a se reconectar com quem você é.

Tá curioso para saber quais são esses benefícios? Então acompanhe com a gente na leitura!

saúde plantas jardinagem

1 – Praticar jardinagem em casa reduz o risco de derrame

Uma pesquisa publicada pela American Heart Association, que estuda problemas cardiovasculares, trouxe uma perspectiva muito interessante. Eles listaram a jardinagem como uma das atividades que pode reduzir o risco de alguém ter derrame. O que surpreende é que a jardinagem ganhou destaque ao lado de atividades mais esportivas como natação, corrida, entre outras.

2 – Cuidar do jardim ajuda a queimar calorias

A intensidade da jardinagem como exercício é considerada entre moderada e alta. Segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, uma pessoa chega a queimar 330 calorias durante 1 hora de jardinagem. E, para isso, nem precisa ser um serviço pesado. Basta, então, 1 hora de jardinagem leve ou mesmo trabalho no quintal. Isto é mais do que levantar pesos pelo mesmo período de tempo, acredita? Pois é!

Se você quiser colocar a jardinagem na sua rotina semanal, o recomendado é de 30 a 45 minutos no dia, fazendo de 3 a 5 vezes na semana. Aproveite a boa oferta de ferramentas de jardim e espécies de plantas disponíveis para dar um trato no seu quintal e transformá-lo no espaço dos sonhos. Tudo isso enquanto cuida da sua saúde!

E na hora de comprar flores e plantas, que tal dar uma olhadinha nos produtos e ideias da nossa loja? Além do site, você ainda pode falar com a gente pelo WhatsApp e e-mail que estão no final da página!

jardinagem casa

3 – Auxilia na prevenção de doenças fatais

Se jardinagem pode ter utilidade para manter ou diminuir o peso, consequentemente ela pode reduzir o risco de doenças fatais, como as cardíacas. Do ponto de vista da jardinagem como atividade física, os benefícios são principalmente prevenir e controlar a hipertensão. Institutos internacionais como o The National Heart e o Blood Institute já listaram a jardinagem como auxiliar no combate a esta doença.

kit-temperos-terra-pa-e-fertilizante-2

Falando em saúde, que tal plantar seus próprios temperos? Compre o kit no site ou clique aqui e peça pelo WhatsApp.

4 – Ajuda a impedir a osteoporose

A osteoporose é uma doença dos ossos que pode ser muito limitante, principalmente na terceira idade. A jardinagem em casa, mesmo sendo uma atividade mais tranquila, tem movimentos suficientes para manter o corpo ativo.

Enquanto cuida do jardim, na verdade nosso corpo está cavando, plantando, agachando para remover pedras e ervas daninhas. Tudo isto exige força e alongamento, fazendo com que ossos e músculos continuem saudáveis.

Além disso, esse tempo ao ar livre ajuda o corpo a absorver mais vitamina D, que é essencial para os ossos e vem, principalmente, do sol.

Espécie: Syngonium Butterfly. Gostou? Peça pelo site ou pelo WhatsApp.

5 – Jardinagem em casa pode ser o fim do estresse

Cada um faz uma coisa para desestressar. Mas se você ainda não descobriu o que te deixa leve, que tal experimentar a jardinagem? Ela pode ser tão ou mais eficaz que outras formas de lazer.

Um estudo da Holanda exibido no canal de CNN fez o seguinte experimento: colocou dois grupos de alunos para fazer atividades estressantes. Em seguida, para relaxar, o primeiro grupo foi fazer 30 minutos de leitura dentro de casa. Enquanto isso, o segundo grupo foi fazer jardinagem.

O grupo do jardim relatou estar com humor melhor do que o grupo da leitura, assim como níveis mais baixos de cortisol, que é o hormônio do estresse.

Veja só como pode ser uma ótima ideia criar e cuidar de um jardim? Porém, se você é do time da leitura, pode aproveitar para decorar seu espaço de relaxamento com algumas flores, também!

6 – Cercar-se de flores faz muito bem para o bom humor

E falando de dispor flores no ambiente, saiba que isso ajuda bastante na saúde geral. Existem diversas pesquisas sobre o benefício de viver próximo das plantas, mas nós podemos citar a da Universidade Rutgers. A partir de testes, eles demostraram que as flores são moderadoras naturais do humor, impactando diretamente na felicidade.

A relação entre as flores e a felicidade é tão relevante que nós já falamos só sobre isso em uma artigo aqui do blog. Vale a pena conferir!

mulher jardim frutas

7 – Um jardim em casa pode ter efeitos psicológicos positivos

Um bom jardim também tem efeitos em quem nós somos. Viver esse espaço pode nos ajudar a nos reconectar com quem a gente é de fato. E, principalmente, é sobre o que estamos fazendo em relação ao planeta, que vem sendo tão castigado. Quando estamos em um jardim, temos oportunidade de focar na beleza e na pureza das coisas. Além disso, é possível experimentar mais admiração, mais gratidão e abundância.

8 – Estado de consciência

Quando um atleta pratica seu esporte e coloca todo seu corpo e mente naquela atividade, ele experimenta um estado alterado de consciência. Esta “zona” do pensamento humano é semelhante ao que muitos chamam de transcender espiritualmente. E é geralmente neste momento em que cada pessoa pode sentir que está fazendo o seu melhor.

Um jardim também é capaz de levar a esse estado mental. Principalmente se você for alguém que leva as plantas muito a sério e a jardinagem dá mais sentido à sua vida.

benefícios saúde jardim

9 – Jardinagem em casa pode ser uma questão de sobrevivência

Um jardim é um espaço propício para tudo que é cultivável na terra. Talvez o seu jardim seja apenas decorativo, mas muita gente já aproveita para plantar espécies com outras utilidades. Flores comestíveis, vegetais, temperos, ervas para chás e até frutas e legumes. E tudo isso plantado por você, sem possíveis toxinas utilizadas no agronegócio. Esta é uma forma totalmente sustentável de viver.

10 – Cavar melhora a imunidade

Então quer dizer que mexer na terra pode melhorar a saúde? Sim! E olha só que dado interessante.

Provavelmente você deve ter ouvido que é para deixar a criança pequena brincar na terra para aumentar os anticorpos, certo? Por um tempo, isso era apenas um conhecimento popular, até que um cientista provou que a teoria está certa.

Christopher Lowry, Ph.D. e professor da Universidade do Colorado, experimentou injetar uma bactéria inofensiva encontrada no solo em ratos. Então ele descobriu que isso aumenta a liberação e o metabolismo da serotonina nas partes do cérebro que fazem o controle da função cognitiva e do humor. Esse efeito é algo muito parecido com o que fazem, por exemplo, alguns antidepressivos.

Por isso, na sua jardinagem em casa ou em qualquer outro local, não tenha medo do contato com a terra.

peperomia-melancia-1 (1)

Olha que linda a Peperômia Melancia! Para ter no seu jardim, é só pedir no site ou pelo WhatsApp.

11 – Um jardim aumenta a empatia

O contato com um jardim pode, de fato, aumentar o nosso desejo de olhar para a situação do outro. O fato é que um jardim é uma coisa viva e, muitas vezes, incontrolável. Ao sentar em um jardim podemos começar a ver quanta vida existe além da nossa. Vemos plantas, insetos, pássaros… Isso reflete direto em como enxergamos uns aos outros. Passamos a ter mais empatia e proximidade.

🌼 🌵 🍁

Viu só como a jardinagem vai muito além de gostar de flores? São tantos benefícios que a conversa é inesgotável. Por isso, você está convidado a se juntar a nós nas nossas redes sociais para ficar por dentro de muito mais dicas! Estamos no Instagram e no Facebook, formando uma comunidade enorme de apaixonados por flores e plantas.

Até a próxima!

***

Este artigo foi livremente inspirado pelo texto original 13 reasons why gardening is good for your health, do blog Gardening Gone Wild.

WhatsApp
Precisa de Ajuda?