9 ideias para jardim pequeno e simples (e muito bonito!) - Winterflor Floricultura
Ideias para jardim pequeno e simples

9 ideias para jardim pequeno e simples (e muito bonito!)

Hoje em dia, quem mora numa casa com quintal, pode se considerar sortudo. Mas a existência do quintal nem sempre significa mais espaço. Porém, muita gente tem essa preocupação em fazer desse lugarzinho o mais bonito possível. É por isso que a gente hoje trouxe algumas ideias para fazer um jardim pequeno e simples, mas sem perder no frescor e no aconchego.

Com as nossas dicas, você vai descobrir:

  • Como distribuir as plantas e as flores.
  • Quais materiais usar de complemento.
  • De que forma o jardim, mesmo pequeno e simples, pode parecer maior.
  • Os benefícios de atrair pássaros e insetos.
  • Como ter um ambiente privativo e funcional.

Tá curioso pra saber como? Então vem com a Winter para aprender os melhores truques.

Paredes de jardim pequeno
Foto: Pinterest

1 – Aproveite as cercas e paredes

Quando o espaço para o jardim é pequeno, normalmente eles são ladeados por paredes. E como a ideia aqui é não perder espaço, a dica é seguir a mesma lógica do que fazemos dentro de casa, preenchendo esses espaços verticais. Do mesmo jeito que fazemos com espelhos, quadros e armários, existem plantas perfeitas para essa posição.

Você pode, por exemplo, utilizar trepadeiras e outras flores que cresçam bem verticalmente. Para que elas tenham uma descida elegante até o chão, você pode plantar em cestos ou outros recipientes que fiquem pendurados um pouco mais altos. Inclusive, dá pra fazer uma boa composição na parede com os vasinhos.

Ideias para jardim pequeno e simples
Foto: The Times

Existem várias espécies de flores que funcionam, mas a nossa sugestão são a estrela de jasmim, que tem uma florzinha branca muito linda e que ainda dá um belo contraste sobre o fundo verde. E a campânula, que dá um colorido bacana e que tem pétalas que fazem naturalmente o movimento em direção ao chão.

E que tal experimentar plantas comestíveis e frutas como alfaces e morangos? Você, sua família e seus convidados vão ter uma nova dimensão do tamanho do seu jardim e vão ter uma sensação única ao interagir com ele no dia a dia.

Cercas em jardim
Foto: Pinterest

2 – Divida os espaços e crie algumas surpresas

Outra das boas ideias para jardim pequeno e simples é dividi-lo em seções e ainda criar algumas surpresas como uma área de convívio e descanso. Para isso, você pode usar telas de bambu, treliças, cercas, paredes de folhagens e até alguns móveis de exterior. Certamente, isso vai ajudar a criar esses pequenos refúgios e também garantir a sua privacidade.

Pavimento para jardim pequeno e simples.
Foto: Pinterest

3 – Faça um pavimento correto

O chão do seu jardim, mesmo se não for gramado, também pode fazer uma boa diferença. É tudo uma questão de brincar com o olhar. O piso feito em quadrados faz seu jardim parecer menor. Mas se você quer aumentar a sensação de tamanho, organize as pedras ou azulejos  em formado diagonal, como se eles fossem pequenos diamantes.

Outra dica é utilizar peças em tamanhos e formas diferentes, como se feita com pedaços. Além de aumentar a sensação de que seu jardim está maior, vai dar um ar criativo, alegre e contemporâneo.

Pergolados
Foto: Don’t call me Penny

4 – Invista na privacidade

Um problema de jardins pequenos é que é muito fácil ter gente de fora olhando para ele, seja de prédios vizinhos ou, se seu jardim for na frente de casa, as pessoas que passam na rua.

Você pode, por exemplo, adicionar arcos e pérgulas afim de isolar um espaço onde você gostaria de ficar fora de vista, deixando as plantas crescerem em volta.

Mas tenha cuidado com plantas que crescem rápido demais: você pode acabar perdendo o controle e tendo que gastar tempo e dinheiro em poda com muita frequência.

Algumas plantas excelentes para isso são as espécies de rosas trepadeiras e as madressilvas. Elas tem uma folhagem linda e um cheiro bem suave e agradável.

cores do jardim
Foto: The English Garden

5 – Deixe o ambiente claro usando uma boa combinação de cores

Quando você começar a preencher o seu jardim, você pode acabar sentindo que está entrando menos luz. E isso pode ser um problema se a intenção é fazer com que ele pareça maior. Mas a solução está na combinação de cores, de acordo com a sua intenção.

Se você quer um jardim muito iluminado, com aquela luz gloriosa, invista nas cores vivas. Assim, a flores douradas, amarelo claro e rosa claro vão dar justamente esse efeito. Imagina que lindo vai ser quando o sol bater diretamente sobre elas. Veja algumas opções:

Mas e você quiser passar a sensação de intimidade, pode apostar em cores mais quentes, como as flores vermelhas e amarelo escuro.

As cores frias como roxo claro, branco e azul vão dar longevidade para o campo de visão, que faz com que qualquer ambiente pequeno pareça mais amplo.

  • Flor do cosmos
  • Campânula
  • Gérbera
  • Margarida
Beija flor em jardim
Foto: Pikist

6 – Atraia passarinhos e borboletas

Mesmo dentro das ideias de jardim pequeno e simples, dá pra ter uma explosão de vida e energia. Por isso, pode ser muito interessante atrair a vida selvagem e fazer com que isso seja um espetáculo inesperado nas horas de lazer e relaxamento.

Você pode aproveitar para dispor no seu jardim algumas casinhas de passarinho, locais de alimentação e poleiros. Mas cuidado para não intoxicar os animais. Tem muita gente que coloca açúcar na água para ficar mais doce, por exemplo, e isso não é recomendado.

Além disso, é inevitável que o jardim atraia alguns insetos, então fique de olho se alguém na casa possui alguma alergia. Mas a maioria deles é inofensiva e pode ser muito divertido, em especial para as crianças, que podem aprender sobre diferentes espécies de animais.

Móveis para pequenos jardins
Foto: Rocket St. George

7 – Encontre os móveis certos

Para otimizar as ideias de um jardim pequeno e simples, os móveis podem ser grandes aliados para seu ambiente ser mais eficaz. Porém, se você escolher os móveis errados eles vão parecer bagunçados e vão roubar um espaço valioso.

Aqueles bancos e mesas grandes, que comportam várias pessoas, só funcionam em jardins espaçosos. Dê preferência aos móveis compactos, como aqueles conjuntos vistos em bistrôs. Além do benefício de ocuparem pouco espaço, eles dão um ar europeu, que muita gente aqui no Brasil curte reproduzir.

Você vai poder tomar café da manhã no seu jardim e nunca mais esses momentos serão os mesmos.

Ciclaime no cachepot
Foto: Winter

8 – Utilize suportes removíveis

Em espaços pequenos, a gente tá sempre tendo que ceder na hora de rearranjar as coisas. Mas o jardim também pode ser móvel. Se você não tem certeza e quer só testar o uso de algum espaço, aposte em cultivar plantas e flores em jarros e outros recipientes que você possa mudar de lugar.

Inclusive, isso é perfeito se você é de lua e acorda num dia qualquer querendo mudar as coisas ao seu redor.

E dá pra plantar até comida nos potinhos. Desse modo, alguns alimentos como feijão, alface, pimenta, morango, pimentão e cenoura crescem saudáveis nesse espaço limitado. Você economiza na feira e ainda garante alimentos totalmente orgânicos.

Fonte de jardim caseiro
Foto: Gardener’s World Magazine

9 – Adicione som e movimento

Sons baixos e constantes de fato  ajudam a relaxar. Não é à toa que o consumo de sons da natureza vem crescendo na internet por quem mora em grandes centros urbanos.

Para isso você pode adicionar uma pequena fonte, dessas que tem sua própria fonte e reservatório. Isso adiciona um ponto focal de descanso e pode ser seu oásis depois de um dia inteiro de trabalho.

🌼🌼🌼

Gostou das nossas ideias para ter um jardim pequeno e simples? Que tal experimentar algumas delas – ou todas! – e vir contar pra gente como ficou nas nossas redes sociais? Estamos te esperando lá no Facebook e no Instagram!

 

WhatsApp
Precisa de Ajuda?