Flores secas na decoração: ideias e como fazer - Winterflor Floricultura

Flores secas na decoração: ideias e como fazer

As flores secas estão com tudo! Elas já foram vistas como antiquadas, e alguns diriam até como algo cafona, fora de moda. Mas isso é coisa do passado. Na verdade, além de estarem super em alta na decoração, secar flores também pode representar a possibilidade de preservar a beleza do seu jardim para ser apreciada mais tarde, quando nada estiver florescendo.

Se você usar a técnica certa, poderá secar quase todo tipo de flor. Isso é, de fato, muito interessante. E, é claro: se você trabalhar nessa ideia com bom gosto, o resultado certamente será sofisticado e surpreendente.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura!

Ideias para usar as flores secas

Existem muitas maneiras de usar flores e até mesmo galhos e folhas secas. Você pode elaborar arranjos, tiaras de flores e até mesmo misturá-las com flores frescas para criar um conceito único. Além disso, é possível pensar em formas super criativas de usar essa ideia, como por exemplo:

  • Colocar uma flor seca dentro de uma garrafa de vidro;
  • Elaborar colagens de flores secas e emoldurar;
  • Usá-las como enfeite em convites para casamentos, aniversários, etc.
  • Em arranjos suspensos.

Interessante, não é mesmo? Ficou curioso para saber como secar as flores? Mas calma aí! Antes, que tal a gente conhecer as flores que mais são usadas com esse fim? É só continuar lendo, vamos falar delas no tópico a seguir.

Quais flores podem ser secas

A verdade é que a maioria das flores pode resistir bem a esse processo. Mas é claro que algumas vão ficar com um aspecto melhor e também serão mais resistentes. Afinal, quem nunca guardou uma rosa por dias e então percebeu que elas murcham e perdem as pétalas, não é mesmo?

Certamente, existe uma forma de secar rosas de forma que elas fiquem melhor conservadas. No entanto, isso não é trabalho para amadores. Melhor focarmos naquelas que conseguimos fazer sem precisar de conhecimentos muito complexos. Então, vamos lá!

Flor-de-palha

flores secas
Foto: floretflowers.

As flores-de-palha são uma opção tradicional. Elas possuem cores e variedades deslumbrantes que as fazem incríveis. Conhecidas pelo nome “Sempre-Viva” em algumas regiões, não carregam esse nome atoa. Elas são super resistentes. Podem durar períodos muito prolongados se passarem por um processo de secagem bem feito. Além disso, elas ficam lindíssimas quando misturadas com flores frescas.

Statice

Foto: floretflowers.

É uma das melhores flores para secar e também é maravilhosa quando usada fresca. Fácil de cultivar e excelente para iniciantes, as flores desta planta versátil florescem durante todo o verão. É importante citar que só se deve colher essa espécie quando todas as flores do caule tiverem aparecido. Isso porque, se colhidos muito cedo, os caules murcharão. As flores frescas têm uma vida útil de vaso de 7 a 10 dias. E como é de se esperar, quando secas, duram muito, muito tempo mesmo!

Celosia

flores secas
Foto: floretflowers.

A beleza dessas flores é de fato impressionante! Não tem como negar que, se fosse possível conservar ela para a vida toda, nós faríamos isso! É claro que somos suspeitos para falar, afinal, amamos as plantas como ninguém. Mas essa espécie impressiona até os olhos mais exigentes. 

Flor-de-Amaranto

Foto: floretflowers.

São flores adoráveis ​​em forma de botão que ficam ótimas em buquês. Esta queridinha do final do verão se desenvolve com o calor e trabalha duro tanto no jardim quanto no vaso. As flores recém-colhidas podem durar até 2 semanas no vaso, e o mais legal é que as flores secas têm quase a mesma aparência que as frescas.

Como secar flores

Foto: floretflowers.

Finalmente, a parte em que vamos falar da técnica em si. Veja, existem várias formas de secar uma flor. Mas é claro que algumas vão ser mais fáceis se comparadas às outras. Vamos deixar de lado aquelas opções mais complexas e que exigem adquirir produtos desidratantes como a sílica, por exemplo, e focar no que pode ser feito sem muito segredo! Confira:

  1. Escolha um local interno que seja seco e escuro, mas que haja circulação de ar;
  2. Fixe cordas ou barbantes no alto, formando uma espécie de varal;
  3. Prepare as flores retirando os excessos de folhas, mantendo apenas aquilo que você deseja que seja conservado;
  4. Pendure no varal as flores com as pétalas viradas para baixo;
  5. Deixe-as penduradas sem mexer por cerca de três semanas;

Interessante e simples, não é mesmo? Uma dica interessante é finalizar as flores com um spray fixador de cabelo. Isso vai reforçar e muito a resistência delas, entregando mais durabilidade e conservação.

Vale lembrar que é super importante que o local não seja muito iluminado. Não significa que não possa receber luz alguma por três semanas, no entanto, se as flores receberem muita luz do dia, ainda que indiretamente, nesse processo, elas provavelmente vão desbotar bastante e não irão ficar com a aparência esperada.

E aí, o que você achou da ideia de ter suas flores que nasceram na primavera durante o ano todo? Nós adoramos essa possibilidade. Ficou afim de colocar isso em prática? Então confira agora mesmo algumas espécies disponíveis na nossa loja que são ótimas para secar com essa técnica:

E é claro: não esquece de seguir a gente lá no Instagram e no Facebook para não perder muitos outros conteúdos sobre o mundo das flores, plantas e decoração.

Muito obrigada pela leitura e até a próxima!

WhatsApp
Precisa de Ajuda?