Flores de verão para jardim: as 7 melhores para a estação mais quente
Girassol flor de verão para jardim

Flores de verão para jardim: as 7 melhores para a estação mais quente do ano

A estação mais quente do ano já está se aproximando! Isso porque dia 21 de dezembro é o início do verão no Brasil. Quem não gosta do calor da estação e de toda alegria, bom humor e relaxamento que ela traz? Além disso, o verão é sinônimo de muitas cores. Por isso, nada melhor do que as flores de verão para jardim para concentrar todas essas características em um só lugar: sua casa.  

Apesar de a primavera ser considerada a estação das flores, também existem muitas plantas que florescem no verão. Durante essa época do ano, seu jardim pode ficar mais fresco e colorido, proporcionando ótimos momentos de descontração e relaxamento.  

Você já pensou em ter várias flores de verão no jardim e aproveitar esse espaço para ler um livro, escutar uma música, admirar a paisagem ou receber suas visitas? Seria uma delícia, não é mesmo? Então, vamos conhecer as melhores plantas para a estação mais quente do ano

1. Zínia

As zínias são as plantas ideais para o clima quente e seco do verão. Elas não suportam baixas temperaturas e, principalmente, as geadas. Para seu bom desenvolvimento e crescimento, elas necessitam de luz solar direta por algumas horas diárias.  

A zínia possui uma floração abundante e muita colorida. As cores, normalmente, são em tons quentes que, certamente, darão mais calor visual à estação mais quente do ano. São perfeitas para o jardim de verão, você não acha? 

zínias no jardim de verão
Foto: Blog-Flores.pt

2. Gardênia

Famosa pelo seu aroma marcante, a gardênia floresce durante a primavera e o verão. Seu perfume doce e intenso já inspirou até um filme e música de nomes iguais: “Perfume de Gardênia”.  

A planta se adapta melhor a uma temperatura amena e gosta de climas com bastante umidade, típico do verão brasileiro, com sol e muita chuva. Para se desenvolver, ela precisa de muita luminosidade, de preferência sol pleno, mas não suporta bem o sol direto nos horários mais quentes (das 11h às 17h).  

flores de verão - gardênia
Foto: Blog-Flores.pt

3. Suculentas

Queridinhas da vez, as suculentas são plantas de sol. Fáceis de manutenção e resistentes a condições climáticas extremas, elas são as plantas tendências para decorar um espaço exterior ou interior. Se você quiser começar a decorar o seu jardim com suculentas, aqui embaixo tem lindas opções vendidas pela Winter. Basta clicar em “Comprar”.

Por armazenar água nas suas folhas, troncos e raízes, as suculentas são capazes de sobreviver com pouca água. Por outro lado, elas precisam de muita luz – a quantidade de horas de luz direta vai depender da espécie. Mas, no geral, as que têm folhas mais azuladas, suportam menos o sol forte. Você consegue encontrar suculentas com cores e formas de folhas diversificadas, facilmente adaptáveis a muitos tipos de jardins e climas, criando excelentes combinações com outras plantas.  

plantas da estação - suculentas
Foto: Blog-Flores.pt

4. Dálias

As dálias são lindas e fazem muito sucesso. É uma ótima opção de flor de verão para jardim, já que são fáceis de cultivar e adoram climas quentes. Um dos cuidados fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da dália é a luz solar.  

Entretanto, elas devem ser protegidas dos ventos e não toleram o frio extremo. Assim como outras flores, as dálias florescem na primavera, mas, é no verão que atingem o seu melhor! Como resultado, apresentam uma grande variedade de cores, que adicionam vida aos vasos e jardins. Super a cara do verão, você não acha? 

Dálias coloridas no verão
Foto: Plantei.com.br

5. Equinácea ou flor-de-cone

A flor-de-cone traz todo o charme do verão para o seu jardim, já que apresenta uma grande variedade de cores, como o rosa, laranja, amarelo e branco. Essas opções fazem com que a decoração do jardim fique deslumbrante. Ela deve ser cultivada em local bem ensolarado e em solos bem drenáveis, pois não sobrevive a encharcamentos.  

Por outro lado, sombras à tarde propiciam cor mais intensa nas flores. Para você se apaixonar ainda mais, as flores atraem, principalmente, borboletas, e os frutos são consumidos por pássaros. O que você acha do seu jardim sendo visitado por borboletas todos os dias? Um sonho, não?  

Flor-de-cone para o verão
Foto: Plantei.com.br

6. Girassol

O girassol não poderia faltar nesta lista de flores de verão para jardim, não é mesmo? Como o próprio nome sugere, a planta “gira para o sol”, isto é, as flores acompanham o movimento do sol. Para cultivá-lo, é necessário um local bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias. 

As flores lindas e grandiosas demonstram a imponência e porte majestoso desta planta. Seu nome científico “Helianthus annus” significa “flor do sol”, traduzindo perfeitamente a beleza do girassol. Cenário perfeito para um dia lindo de verão, você não acha?  

Girassol flor de verão
Foto: Green Savers

Que tal começar a decoração do seu jardim com girassóis? A Winter tem algumas opções incríveis para você.

7- Margaridas

Por último, mas não menos importante, as margaridas – clássicas flores de verão. A margarida encanta por sua simplicidade e resistência. Ela se adapta facilmente a diferentes ambientes e é uma das principais escolhas para arranjos de vasos para decoração interna e buquês. Mas dão um charme todo especial aos jardins.  

Para cultivá-la, prefira locais bem iluminados e com sol. Você também deve regá-las regularmente, mas sem exagerar. Para favorecer o florescimento contínuo das margaridas, fique de olho nas podas. As flores murchas devem ser retiradas rapidamente para que outras brotem. Um jardim cheio de margaridas é inspiração em um dia de calor, não é mesmo?  

Margaridas no jardim de verão
Foto: Plantei.com.br

Dicas para cuidar das suas flores de verão para jardim

Com tantas flores lindas e facilmente cultivadas no verão, que tal aproveitar a chegada do calor para deixar o seu jardim mais bonito? Ou então, para dar início ao seu próprio jardim?  

Se você deseja começar o próprio canteiro nessa época, é importante anotar as dicas de cuidados com as plantas no verão. Afinal, as plantas são seres vivos, assim como nós. E, se nós precisamos de atenção redobrada com as altas temperaturas e o ar seco da estação mais quente do ano, elas também necessitam. Seguindo as orientações, você pode mantê-las sempre bonitas e saudáveis.  

Sombra e água fresca não fazem mal a ninguém

Evite regar as plantas ao meio-dia, sob o sol forte, pois a terra fica muito aquecida e a água irá evaporar antes mesmo de chegar às raízes. E não exponha diretamente as plantas ao sol durante muito tempo, porque elas podem sofrer queimaduras. A exceção é para aquelas que necessitam dessa exposição para o seu desenvolvimento.  

O ideal é regar as plantas uma vez a cada dois dias, no início da manhã ou no fim da tarde, já que o excesso de água também pode ser prejudicial. Para que as suas plantas possam curtir o sol do verão sem correr riscos, coloque-as numa zona fresca, que alterne períodos de sol e sombra.  

Faça a poda constante e retire flores e folhas secas 

A frequência correta do corte de ramos e folhas secas é muito importante, e não apenas para manter o jardim sempre bonito. Plantas ornamentais devem receber poda constante para que todos os nutrientes por elas absorvidos sejam utilizados na produção de novas folhas e flores, favorecendo o seu crescimento.  

Com o calor, é ainda mais importante ficar atento em recolher folhas e flores secas que caem na base de vasos e floreiras. É que durante os dias mais quentes, elas abafam o solo e dificultam a circulação do ar pela terra.  

Foto: Voz do Campo

Não dê espaço para as pragas 

A umidade das chuvas de verão faz com que as plantinhas fiquem deslumbrantes durante a estação. Mas, por outro lado, ela também contribui para que as pragas se fortaleçam nessa época. Por isso, você deve eliminar as ervas daninhas da terra próxima às plantas e se atentar aos parasitas e fungos que se desenvolvem no caule.  

Para uma efetividade maior no controle de pragas, você pode acrescentar fertilizante ou produtos específicos para pragas e parasitas nos seus vasos ou jardim.  Aqui embaixo, você tem opções de fertilizantes vendidos pela Winter, para adquiri-los basta clicar em “Comprar”.

Vamos recapitular as principais dicas para cuidar do seu jardim de verão? 

  • Não expor as plantas ao sol durante muito tempo (exceto as que necessitem).
  • Regue as plantas uma vez a cada dois dias, no início da manhã ou no fim da tarde.
  • Cuidado com o excesso de água – ele é prejudicial às plantinhas.
  • Coloque as plantas em uma zona fresca – com períodos de sol e sombra.
  • Faça a poda constantemente.
  • Retire as flores e folhas secas.
  • Elimine as pragas do seu jardim.

Espero que esse post tenha te inspirado a começar a cultivar o seu próprio jardim, ou então, a tornar o seu jardim ainda mais bonito para o próximo verão. Se você decidir dar início à jardinagem, que tal mandar fotos pra gente lá no nosso Facebook ou no Instagram? Vamos adorar receber e compartilhar com todos os nossos seguidores.

WhatsApp
Precisa de Ajuda?