Flores de Natal: conheça 5 espécies tradicionais da época - Winterflor Floricultura
Flores para decoração de Natal

Flores de Natal: conheça 5 espécies tradicionais da época

Tão gostoso quanto curtir o dia de Natal com a família é decorar a casa para a data. E flores são uma ótima adição para tornar essa época ainda mais charmosa. E entre as que podemos chamar, de fato, de ‘flores de Natal’, estão cinco espécies que são tradicionalíssimas da festividade.

Como o nosso natal, em vez de neve, tem é muito sol, nada melhor do que trazer flores para refrescar o ambiente. Sem perder, é claro, o estilo nas suas festividades. Por isso, a seguir nós vamos te contar que flores são essas que fazem o maior sucesso no final do ano.

Flores de Natal - poinsétia
Poinsétia – Foto: Wikimedia Commons.

1 – Poinsétias – as verdadeiras flores de Natal

Uma das flores de Natal mais icônicas da data é, sem dúvida, a Poinsétia, também conhecida como bico-de-papagaio. A espécie é tão popular pelo mundo que, só nos países do Reino Unido, a espécie chega a vender mais de 8 milhões de unidade todos os anos.

Se você ainda não conhece a Poinsétia – ou não sabia identificar o nome da espécie – aqui vão algumas curiosidades:

Essa parte vermelha da flor, na verdade, não é a flor, de fato. É apenas a folhagem em volta da flor, que na verdade é minúscula. Porém, a folhagem é o que dá o ar festivo para a Poinsétia e que faz ela, então, combinar com o Natal.

Além disso, a associação da Poinsétia com o natal não é uma mera invenção. A origem disso vem do México, região nativa da flor. Lá, existe uma lenda cristã de que uma garota pobre estava procurando um presente para dar para Jesus Cristo na noite de Natal. Sem dinheiro, a menina trouxe o que pensava ser uma erva daninha que encontrou na estrada. Ao colocar o humilde buquê no presépio, ele se transformou na bela Poinsétia vermelha.

Ou seja, escolher a poinsétia na sua decoração de Natal é trazer simplicidade e magia.

Rosas como flores de Natal
Rosas – Foto: Winterflor.

2 – Rosas vermelhas – um clássico sempre vivo

Muito conhecidas por suas ocasiões românticas, as rosas vermelhas se mostram mais versáteis ainda no natal. O vermelho vivo é uma escolha sem riscos, já que é a cor principal da festividade.

Quer deixar os arranjos ainda mais clássicos? Experimente, então, itens dourados em meio aos buquês. Para quem não quer arriscar errar na disposição, a nossa dica é dispô-las como arranjos de mesa para dar um toque colorido e vibrante onde você vai reunir as pessoas que você ama.

Em média, a duração da rosa no seu melhor aspecto é de uma semana no recipiente com água. Portanto, combine com a floricultura a entrega mais perto da data. Assim, o espírito natalino na sua mesa vai permanecer por alguns dias depois da ceia.

Orquídea Cymbidium - flores de natal

3 – Orquídea Cymbidium – flores de um Natal gelado

As flores de natal realmente são uma viagem pelo mundo. Depois do México, a gente pula direto para as florestas do Himalaia. É de lá que vêm as orquídeas cymbidium. Como talvez você já saiba, a região do Himalaia é montanhosa e gelada. Por isso, essas flores florescem mais no inverno. O que talvez complique um pouco de você encontrar disponível para a sua decoração de Natal.

No entanto, se você mora num lugar bem frio, pode começar a cultivar alguns meses antes, de maneira controlada, para usá-la no final do ano.

A escolha por essa espécie de orquídea tem muito a ver com a elegância e com as texturas, que remetem aos natais do Polo Norte. Além disso, essa flor dura até 4 semanas e pode, inclusive, fazer parte da decoração do ano novo. E caso você não encontre esta espécie de orquídea, basta usar a criatividade com as outras variedades da flor!

Azaleia Natal
Azaleia – Foto: Auckland Botanic Gardens.

4 – Azaleia – perfeita para um Natal tropical

Diferente das orquídeas cybidium, as azaleias florescem bem nas estações quentes. Certamente, elas vão trazer a tradição do natal com os tons quentes das pétalas e, ainda, o frescor de uma bela decoração floral.

Como benefício, as azaleias, depois que florescem, duram até 4 semanas. O que é, de fato, um ponto interessante, já que você pode fazer delas o ponto central da decoração com flores de Natal.

Ainda que elas não morram fácil nas estações quentes, evite deixá-las perto de fontes de calor.

E se alguém te perguntar o porquê da escolha, você ainda pode falar sobre como a flor tem significados de temperança, suavidade e cuidados. Uma ótima pedida para manter o espírito de Natal vivo.

Flores de natal - Amarilis
Amarilis – Foto: Gardening Me.

5 – Amarilis – A flor de Natal mais brasileira de todas

De cara, é possível perceber o que faz da Amarilis uma flor tradicional de natal. Seu vermelho vivo e seu formato expressivo iluminam qualquer festa com aquele “quê” de País das Maravilhas. Se você preferir, ainda pode juntar com a variedade branca dessa espécie.

E pode comemorar! A Amarilis é uma espécie aqui da América do Sul e é facilmente encontrada nas floriculturas. Inclusive, esse porte vistoso da Amarilis também pode funcionar em buquês para você dar de presente.

De todas as espécies que nós citamos até aqui, a Amarilis é a mais resistente. Imagine sua casa enfeitada com ela por até 7 semanas! Assim que o clima de Natal entra no ar – e tem sido cada vez mais cedo – você já pode se empolgar na montagem da decoração.

A amarilis, no entanto, pode transmitir muito sobre seus sentimentos durante o ano ou desejos para o ano que virá. Ela simboliza força, confiança, determinação e sucesso.

Decoração de Natal com flores de natal
Foto: Tim Douglas/Pexels

Dica extra: adições de folhagens e outros elementos

A nossa dica extra é para você turbinar a decoração e não ficar só em uma ou duas espécies. Invista no complemento de folhagens e montagens mais compostas. É uma forma de dar uma cara ainda mais íntima e com a sua personalidade.

Pinhas, frutas, galhos e outras folhagens, por exemplo, vão realçar a naturalidade e o aspecto orgânico da decoração. Do mesmo modo, os abetos são um excelente investimento, já que a textura dessas plantas pode levar a imaginação direto para os cenários natalinos mais encantadores. Parece mesmo um pedaço de árvore de Natal.

E aí? Tudo pronto para encher sua casa de flores neste Natal? A gente, inclusive, já está aqui cheios de curiosidade para ver fotos da sua decoração. Se você for seguir as nossas dicas, manda pra gente lá no nosso Facebook ou no Instagram!

E desejamos que os preparativos para o seu Natal seja incrível, florido e cheio das melhores energias. Até a próxima!

WhatsApp
Precisa de Ajuda?