Flor de cerejeira: significado, tipos e como plantar - Winterflor Floricultura
flor de cerejeira significado

Flor de cerejeira: significado, tipos e como plantar

Existem poucas flores que sejam tão simbólicas, belas e ricas em diversidade quanto as flores de cerejeira. Essas árvores em flor parecem um sonho, e se você quer descobrir qual o seu significado, os tipos e como ter uma no seu jardim ou até mesmo em casa, continue a leitura! Nós vamos te contar tudo sobre essas surpreendentes flores.

🌸 Flor de cerejeira: significado

Se você é o tipo de pessoa que busca pelo significado por trás de cada uma das belezas da vida, saiba que a Flor de Cerejeira não poderia ser mais simbólica. Essas plantas representam o feminino, o amor, a felicidade, a renovação e a esperança.

A floração da cerejeira marca a passagem do inverno para a primavera. E o que essas flores têm de belas, têm também de passageiras. Isso porque cada uma delas dura no máximo 3 dias antes de caírem ao chão. Também por essa razão, elas representam a fragilidade da vida e a importância de desfrutar de cada momento.

🌸 Flor de cerejeira: conheça 7 tipos

Existem tantos tipos dessa surpreendente flor, que seria impossível falar de todas elas em um único texto. Uma curiosidade sobre essas árvores é que elas existem até mesmo em portes pequenos e miniaturas (bonsais), então, é possível ter uma árvore de cerejeira dentro de casa, desde que em local com bastante luz natural. Incrível, não é mesmo? Algumas dão frutos comestíveis, outras frutos não comestíveis e existem ainda aquelas que não dão nenhum fruto. São centenas de variedades, então, vamos conhecer as principais delas? Confira:

1- Yoshino

Essa árvore produz flores brancas únicas, criando um efeito de bola de algodão. Exalam um agradável aroma de amêndoas e são de fato uma das variedades mais populares encontradas nessa cor.

Foto: National Park Service.

2- Kwanzan

Batizada com o nome de uma montanha japonesa, floresce cerca de duas semanas depois da espécie Yoshino. Suas flores duplas e cor-de-rosa se assemelham a belos, delicados e certamente perfumados cravos.

Foto: National Park Service.

3- Akebono

Com um rosa claro delicado e encantador, a Cerejeira Akebono é na verdade uma mutação da Cerejeira Yoshino. Daí sua semelhança com tal. E não é só o formato das flores e folhas e o porte das árvores que são iguais. Naturalmente, elas florescem na mesma época.

Foto: National Park Service.

4- Afterglow

Aí está mais uma flor que se assemelha a Yoshino. A principal diferença dela em comparação às suas duas “irmãs”, de fato, é a coloração das pétalas, que são bem mais intensas e não desbotam.

Foto: Arbor Day Foundation.

5- Flor de Outono

Apesar de ter esse nome, essa árvore floresce o ano todo, indo no caminho oposto da maioria das cerejeiras. É uma planta rara e que dá flores especialmente delicadas.

Foto: National Park Service.

6- Chorosa

Ao contrário de outras cerejeiras, as flores da Cerejeira Chorosa podem variar do branco ao rosa escuro e possuem flores simples ou duplas. Ver essa majestosa árvore em flor é espetacular e certamente irá te tirar o fôlego! As flores pendentes dão um aspecto extremamente belo, impressionante e elegante. Basta ver a imagem abaixo para perceber que ela é, de fato, um dos tipos de cerejeiras mais bonitas que existem.

Foto: Zekkei Japan

7- Fugenzo

Essa linda espécie floresce em ramos de flores cor-de-rosa intenso que desbotam formando uma variedade de tons que são certamente encantadores. 

Foto: anasidra.

🌸 Flor de cerejeira: como plantar

Chegou a parte favorita dos jardineiros de plantão! Vamos falar sobre o cultivo da flor de cerejeira, essa planta tão incrível e cheia de significado. Confira as dicas que separamos para você:

  • O primeiro passo é escolher a espécie que você irá plantar. Leve em consideração o porte da árvore e, é claro, se é importante para você cultivar uma planta que dê frutos comestíveis ou não.
  • As cerejeiras são relativamente fáceis de cuidar. Elas preferem sol pleno e solo úmido e bem drenado, mas não são exigentes quanto ao pH ou tipo do solo.
  • Você pode cultivar uma cerejeira plantando suas sementes ou uma muda pronta.
  • O ideal é plantar na primavera, mas você também pode ter sucesso plantando no início do outono, desde que a planta tenha tempo de estabelecer suas raízes no solo antes de os dias mais frios do ano chegarem.
  • No Brasil, é mais fácil ter sucesso no cultivo de cerejeiras no sul. Isso porque essas são plantas de clima temperado que não florescem normalmente onde faz calor durante o ano todo.
  • As folhas da cerejeira caem naturalmente no inverno para poupar energia para a chegada da primavera, então não cometa o erro de achar que ela está morta só por ter uma aparência mais seca.
  • Cuidado com a rega excessiva. É claro que é necessário irrigar, mas apenas em épocas sem chuva, uma vez por semana. Não deixe as raízes encharcadas, pois elas podem apodrecer facilmente.
  • Fertilize uma vez por ano, durante o equinócio que marca o início da primavera. Isso irá dar aquela força para a planta produzir as tão esperadas flores de cerejeira.

**

Esse foi o nosso texto sobre o significado, os tipos e o cultivo da árvore de cerejeira. Você gostou do conteúdo? Então nos siga no Instagram e também no Facebook para não perder nenhum conteúdo relacionado ao mundo das plantas.

E que tal aproveitar a sua visita ao nosso site para presentear alguém que você ama? Não espere as datas comemorativas para demonstrar o seu afeto: surpreenda hoje mesmo

Obrigada pela leitura! Até a próxima.

WhatsApp
Precisa de Ajuda?