Dicas de paisagismo: como extrair o melhor do seu jardim - Winterflor Floricultura
como fazer paisagismo

Dicas de paisagismo: como extrair o melhor do seu jardim

Um bom projeto de paisagismo que envolva um jardim parece um sonho. Para algumas pessoas, contratar um profissional é a melhor saída – e também a mais prática e eficiente. Porém, para quem quer pôr a mão na massa, um conhecimento prévio de como tirar o melhor do terreno pode ajudar. E é com essas dicas de paisagismo que a gente veio aqui hoje.

A seguir, você confere:

  • Por onde começar seu projeto.
  • Como analisar as condições do solo.
  • Como melhorar o solo.
  • Dicas para escolher as plantas.

E muito mais!

Dicas de paisagismo
Lírio da Paz robusto e charmoso. Você encontra essa plantinha disponível para compra aqui

Dica de como fazer um projeto de paisagismo que é a sua cara

Então você quer fazer um projeto de paisagismo, mas não sabe por onde começar? Ora, antes de mais nada, o novo espaço precisa refletir você. Não apenas quem você é, mas também as suas necessidades do uso do espaço. Essas coisas, sem dúvida, vão ter impacto no design da paisagem.

Os gramados, por exemplo, podem ser ótimos para as crianças e para os animais se divertirem. Porém, todo bom gramado precisa de manutenção com frequência, ou logo eles ficarão esburacados. Ou será que a sua necessidade é ter um bom espaço de sombra, também? Talvez seu projeto precise de árvores robustas.

Na Winter tem tudo para o seu projeto de paisagismo. Fale com a gente pelo WhatsApp!

E mais: como é o clima local? Existe uma boa incidência de sol neste espaço? E a frequência de chuva? Quanto tempo na semana ou no mês você terá, de fato, para fazer a manutenção de tudo isso? Seu espaço será utilizado por muitas ou poucas pessoas? São perguntas, sem dúvida, que precisam ser respondidas.

Mas não se assuste. Existem plantas para todos os tipos de condição climática. E seu projeto pode ser tão lindo quanto funcional – basta seguir as nossas dicas para fazer as melhores escolhas.

dicas de paiagismo: solo

Condições do solo para paisagismo

Manter o solo saudável é primordial para a vida do jardim. Solos saudáveis nutrem as plantas, retêm água e separam os poluentes que chegam pelo ar. Se a sua intenção é fazer um projeto grande, precisa pensar em como o solo de um único local vai se comportar com todos os componentes. O ideal é contratar um profissional para testar o solo. Assim, você terá uma visão ampla dos nutrientes que ele oferece, do pH, da composição e do que existe de matéria orgânica.

Alguns tipos de solo, por exemplo, os mais arenosos, podem afetar o crescimento das plantas. Ainda assim, certas plantas vivem bem nesse ambiente. Fale com a Winter pelo WhatsApp para pegar dicas de plantas para o seu paisagismo.

Aeração do solo

Uma dica importante que vale para qualquer tipo de solo é fazer a aeração. Alguns terrenos sofrem uma compactação da terra devido ao impacto de construções e tráfego de pessoas e veículos. Fazer a aeração vai garantir o fluxo da água na terra e impedir o escoamento. Se você não tiver um aerador, pode comprar, alugar ou contratar um profissional que faça o serviço para você.

Exemplo de paisagismo de jardim. Foto: Ugaoo.

Utilize coberturas mortas

Sabe aquelas folhas que secam e caem das árvores? Elas são ótimas para a saúde do solo e ainda ajudam a economizar água – além de darem um charme no visual do local.

Essas folhas formam uma camada extra entre a parte das raízes e o ar. Assim, ajudam a proteger as plantas do seguinte jeito:

  • Reduzindo a evaporação da água, permitindo, então, que o solo retenha líquido por mais tempo.
  • Do mesmo modo, diminuem a necessidade de irrigação.
  • Impedem o crescimento de ervas daninhas.
  • Evitam a erosão do solo.
  • Moderam a temperatura do terreno.
Exemplo de cobertura morta. Foto: Good housekeeping.

Como escolher e aplicar a cobertura morta – dica esperta de paisagismo!

Como você talvez já saiba, diferentes plantas pedem condições diferentes para o solo. Sendo assim, mesmo a cobertura morta deve ser escolhida com base na variedade de plantas vivas no local.

E cobertura morta não se resume apenas a folhagens. Ela pode ser lasca de madeira, palha, agulhas de pinheiro e aparas de grama. À medida que elas fazem a decomposição, vão soltando nutrientes na terra.

🍁 🍁 🍁

Além disso, você também pode utilizar coberturas não orgânicas, como pedras, seixos e cascalhos. Porém, se a área for muito ensolarada, não é recomendado utilizar pedras. As pedras irradiam muito calor e podem queimar a planta e fazê-la perder água.

A aplicação da cobertura morta deve ser feita sem exagero. Uma altura de 7 a 18 centímetros já é suficiente. Mas lembre-se de deixar alguns espaços, pois se tiver matéria orgânica demais, você pode acabar restringindo o fluxo da água. Espalhe de maneira uniforme em volta da planta depois de ter arrancado todas as ervas daninhas.

O que fazer com as partes íngremes do terreno?

Encostas íngremes são desafiadoras, pois podem sofrer erosão e escoamento com muito mais facilidade do que terrenos planos. Se possível, minimize essas encostas.

Entretanto, se isso não for possível devido às características do projeto de paisagismo, a dica é instalar nesses lugares plantas com raízes mais profundas e arbustos. Isso deve ser suficiente para evitar a erosão.

Fertilizantes

O fertilizantes são, também, uma ótima forma de alimentar o terreno para o crescimento das plantas. Eles ajudam a equilibrar a existência de nutrientes, afinal, dependendo do tamanho do projeto, pode ser que a terra apresente diferenças em algumas partes do local.

Na hora de escolher um fertilizante, dê preferência para produtos com ingredientes orgânicos ou de liberação lenta. Um fertilizante que não for orgânico pode levar a planta a ter um crescimento excessivo. Enquanto o de liberação lenta reduzem o escoamento de nutrientes para as camadas mais subterrâneas, o que protege, também, os lençóis de água.

Dicas de paisagismo: como escolher as plantas

Projetos de paisagismo costumam ser grandes e envolver uma quantidade enorme de plantas. Como dissemos no início, é importante que o projeto tenha o seu estilo e represente quem você é. Porém, se possível, escolha o máximo de espécies que sejam nativas da região onde o projeto foi feito.

E não se esqueça que pensar no meio ambiente também é importante. Muitos estados do Brasil vem sofrendo com crises hídricas. Deste modo, plantas que exijam menos água são ideais e ecologicamente mais viáveis.

E tem mais: plantas nativas são totalmente adaptadas ao solo e exigem, portanto, menos cuidados extras, como o uso de fertilizantes. Além disso, na questão da rega, essas plantas já estão adaptadas à frequência de chuva.

Caso você queira muito que o seu projeto inclua plantas mais exóticas ou ousadas demais para o plantio fora do seu habitat, peça dicas de um profissional da Winter para escolher com cuidado. Algumas espécies podem ser invasivas demais às plantas locais, “roubando nutrientes” e impedindo o crescimento saudável das outras.

Uso de grama

As dicas anteriores também vale para gramas. Um bom projeto de paisagismo tem os espaços gramados pensados de uma maneira funcional e estratégica. Aqui no nosso blog temos um artigo completo sobre diferentes tipos de grama para você escolher. Sem dúvida existe uma ideal para o seu projeto.

Agrupe as plantas semelhantes

Uma ótima dica para economizar na irrigação é agrupar as plantas que são semelhantes, ou seja, as que exigem cuidados parecidos. Assim, você cria zonas com diferentes quantidades de água no jardim. Áreas de arbustos, por exemplo, devem ser separadas das zonas de gramado. 🌼

Gostou das nossas dicas de paisagismo? A Winter tem muito mais!

Nosso time é feito de pessoas que podem te ajudar a levar o melhor das plantas e flores para você, seja num projeto ousado de paisagismo, uma única planta que você coloca na mesa ou aquele presente especial.

E se você tá na “vibe” de colocar em prática suas ideias de jardinagem, não deixe de ler outros artigos do nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Estamos diariamente no Facebook e no Instagram. Esperamos te ver por lá!

Ah, e não esquece de mandar para nós a foto do seu projeto pronto! 🌲

WhatsApp
Precisa de Ajuda?