Decoração com samambaias para casamento: ideias para surpreender seus convidados - Winterflor Floricultura
Samambaia em casamento

Decoração com samambaias para casamento: ideias para surpreender seus convidados

Você já considerou investir em uma decoração com samambaias para o seu casamento? Elas são lindas, versáteis e têm tudo para tornar o seu dia especial ainda mais belo!

Continue a leitura e confira tudo sobre as samambaias e, é claro, várias ideias para incrementar a cerimônia com elas!

Foto do destaque: Mari Alves

Tipos de samambaia

Existem diversos tipos de samambaia! Elas vêm em diferentes tamanhos e suas folhagens variam em formato e tons. Algumas são mais selvagens e rústicas, enquanto outras são mais delicadas.

Independente do tipo de cerimônia, certamente existem espécies que vão combinar com o ambiente. Então, vamos conferir os principais tipos de samambaia e onde colocar cada uma delas? Confira:

 

Samambaia Argentina

Existem pelo menos três variedades desse tipo de samambaia. O tamanho das plantas varia entre 25 e 30 centímetros e as folhas  são levemente crespas e ralas.

Elas combinam principalmente com cerimônias ao ar livre, mas não existe regra quando o assunto é samambaia! Elas se adaptam e ficam bem diferentes ambientes.

decoração com samambaias para casamento
Foto: totalconstrucao.com.br

Samambaia Americana

Certamente, esse é um dos tipos de samambaia mais comuns e versáteis. As folhas longas e rígidas favorecem o uso criativo da planta em tiaras, buquês e arranjos variados.

decoração com samambaias para casamento
Foto: floragoishi.com.br

Renda Francesa

Também muito popular, a renda francesa tem folhagens cheias e delicadas. Essa espécie não suporta luz solar direta, então, aposte nessa samambaia em cerimônias internas, salões de festa e locais com sombra. Por ser compacta, funciona muito bem na decoração de pequenas cerimônias.

decoração com samambaia para casamentos
Foto: AdriMartinho

Samambaia de metro

Se você quer uma planta extravagante e que vai chamar a atenção, então a samambaia de metro é certeira! Também conhecida como chorona, essa samambaia tem origem brasileira e as folhagens são brilhantes e pendentes, podendo atingir mais de dois metros de altura!
Já pensou em ter uma dessas decorando o altar? Vai ficar maravilhoso!
samambaia de metro
Foto: Raizes & Folhas

Renda Portuguesa

Mais um exemplo de samambaia com folhas plumosas e delicadas. A planta tem uma média de 20 a 40 centímetros. Apesar de suas folhas caírem no inverno, se permanecer recebendo água e nutrientes, a planta volta a brotar na próxima estação.

Depois do casamento, ela pode virar uma lembrança viva do seu dia especial na sala de casa.

Foto: folhasefolhagens.com.br

Samambaia Holandesa

Uma linda planta ornamental que cresce com facilidade e certamente vai embelezar qualquer ambiente. A samambaia holandesa tem folhas brilhantes, grandes e pendentes que ficam muito bem com outros enfeitas, como velas, por exemplo.

Foto: Idaria Moreno

Mini samambaia

Pequena, delicada e belíssima, a mini samambaia tem folhas crespas e de um verde muito claro. Certamente são ideais para decorar mesas e pequenos espaços, além disso, basta adicionar um belo cachepot e a mini samambaia se transforma numa linda lembrança para os convidados levarem.

decoração com samambaia para casamento
Foto: samambaiaslindas.com

Mais ideias com samambaia para casamento

Até aqui você já tem várias ideias para fazer decoração com samambaias para casamento. Mas as nossas dicas a seguir vão, de fato, surpreender seus convidados pela ousadia no uso da samambaia. Então, vamos prosseguir:

Coroas

Muitas noivas vêm trocando o tradicional véu por uma coroa, com efeito de deixar um ar mais contemporâneo. No entanto, poucas noivas imaginam que as folhas de samambaia ficam lindas no acessório! A planta dá um toque muito especial e pode, inclusive, ser a protagonista da coroa da noiva.

Ornamentar a coroa de folhas de samambaia com pequenas flores certamente vai dar um toque simples, mas sofisticado ao seu penteado.

decoração com samambaias para casamento
Foto: Alicia Lewin

Buquê de noiva

Eles nunca saem de moda e são indispensáveis para a maioria das noivas. As folhas de samambaia podem ser as protagonistas do buquê ou servirem apenas como complemento para as flores e outras folhagens. O importante é que, acima de tudo, a noiva fique satisfeita com a combinação que escolher.

decoração com samambaias para casamento
Fotos: weddingomania/ mccune-photography.com

Arranjos aéreos

Não é raro encontrar as samambaias suspensas, afinal, as plantas são perfeitas para esse tipo de decoração. Na cerimônia, você pode apostar em diferentes maneiras de usar as plantas, seja em guirlandas com folhagens e galhos secos, ou deixando as plantas penduradas sobre as mesas dos convidados. Por fim, use a criatividade para colocar as plantas pendentes em diferentes ambientes da festa, vai ficar lindo e aconchegante!

decoração com samambaias para casamento
Fotos: designmag.fr / insideweddings.com

No chão

E se o corredor por onde a noiva irá entrar for todo decorado com samambaias? A ideia certamente é ousada, mas pode mostrar que você tem bom gosto! Vale incrementar o local que marca a passagem com velas, flores e quaisquer que sejam os adornos que agradem o casal.

Fotos: casaefesta.com

Centros de mesa

Anteriormente, citamos as mini samambaias como ótimas opções para a decoração das mesas, certo? Mas não são só elas que ficam bem para essa finalidade. Também podemos usar as folhas das samambaias maiores nos centros de mesas, combinados ou não com outros elementos, como garrafas de vidro, velas, pedras e flores.

decoração com samambaias para casamento
Foto: casaefesta.com

Em pequenos detalhes

Há ainda a possibilidade encantadora de adicionar as folhas de samambaia nos pequenos detalhes do casamento, como marcadores de lugar, lembrancinhas e mural de recados, por exemplo. Fica realmente muito delicado e bonito!

decoração com samambaias para casamento
Fotos: mykaleidoscope.ru / prettybow.gr

Bolos decorados

E por fim, mas não menos importante, podemos ter samambaias presentes até mesmo no bolo do casamento! Vai combinar muito com coberturas claras, de preferência as brancas. Parece uma ideia maluca? Veja como fica realmente incrível:

decoração com samambaias para casamento
Fotos: The Knot / Martha Stewart

E então, gostou das ideias de decoração com samambaias para casamento? Nós esperamos que elas tenham te inspirado. Vem contar nas nossas redes sociais se você usaria essa planta na sua festa! Então, antes de ir embora, já salva nosso Instagram e nosso Facebook. Assim você fica por dentro dos nossos conteúdos relacionados ao mundo das plantas e das flores.

Até a próxima! 🌿

 

 

WhatsApp
Precisa de Ajuda?