Como plantar temperinho verde na sua horta caseira - Winterflor Floricultura
Como plantar temperinho verde

Como plantar temperinho verde na sua horta caseira

As plantas que você tem em casa podem ser muito mais do que só decorativas. Elas podem, também, fazer parte do que você coloca na sua mesa e serve para a família. Em tempos em que a saúde tem sido uma preocupação cada vez maior, existem muitos motivos para você trocar os temperos industrializados por coisas que venham direto da sua horta. Por isso, hoje vamos te dar as melhores dicas de como plantar temperinho verde em casa.

Temperinho, assim mesmo, no diminutivo, que é pra te lembrar que você não precisa ter grandes espaços para isso. Hoje em dia, até quem vive em apartamento já descobriu como cultivar coisas orgânicas sem ter um quintal. Sua comida certamente vai ganhar um sabor único e você pode virar a estrela da cozinha.

Segue com a gente para saber mais.

Que tipos de temperinhos verdes dá pra plantar em casa?

O mais legal de plantar temperinhos em casa é que você descobre que dá pra ter uma variedade enorme. Assim, você não precisa cozinhar tudo sempre com o mesmo sabor. Confira algumas espécies:

  • Manjericão
  • Orégano
  • Pimentas
  • Coentro
  • Hortelã
  • Salsa
  • Alecrim
  • Cebolinha
  • Tomilho

É muita coisa boa, não é? Então já prepare seus utensílios de plantio que até o final desse texto você vai saber tudo que precisa.

Temperos orgânicos = mais saúde na sua mesa

Só quem tem a própria horta e já descobriu como plantar temperinho verde e orgânico sabe que o sabor nem se compara com o do mercado. Ainda que eles também sejam naturais, a maioria deles vem de plantações que utilizam agrotóxicos ou outros produtos que, no processo, alteram o sabor das plantas.

Na sua horta, você tem o controle e não terá prejuízos reais se alguma das plantas não crescer como deve. Os benefícios para a saúde – além de não ter produtos químicos na conservação – variam de cada espécie. Veremos uma por uma a seguir.

Manjericão

O manjericão é considerada uma planta antissocial. Por isso, se você tiver outras plantas por perto, deixe o potinho do manjericão um pouco mais afastado para que elas não sejam invadidas pelas raízes. O ideal é fazer como que ele fique a pelo menos 30 centímetros de distância das outras.

Para manter ele sempre verdinho, suculento, cheiroso e com muito sabor, tem que regar todos os dias e manter ele por 4 horas no sol.

Além disso, não tenha tanta pressa. Se você começar a plantar o manjericão hoje, a sua primeira colheita será só daqui a 2 meses. E não adianta deixar as folhas lá simplesmente crescendo. Então, sempre tire as folhas que já estiverem maiores, e as utilize na cozinha enquanto as outras crescem.

Orégano tempero plantar em casa
Orégano. Foto: Tudo Natural.

Orégano

O orégano, esse ingrediente tão aromático que deixa tudo com cheiro de pizza, também pode ir direto da fonte até a sua panela. E ele é o único tempero amigo do manjericão, pois ajuda afastar as pragas. Então você pode deixar um perto do outro.

Mas o orégano precisa de vários cuidados pra crescer forte e saudável. A planta alcança até 50 centímetros de altura no seu auge.

  • Utilize matéria orgânica pra enriquecer o solo. Em lojas especializadas você encontra opções de produtos que não contaminam.
  • As folhas precisam ficar, também, até 4 horas por dia diretamente expostas ao sol. Porém, não se o sol estiver muito forte, pois o orégano prefere climas mais amenos.
  • Apesar de a gente se acostumar a comprar o orégano seco, essa planta precisa de bastante água. Por isso você vai regá-la todos os dias, mas sem encharcar as raízes.
  • A primeira colheita só pode ser feita quando a estrutura da planta chegar em 20 centímetros.
  • Aquela textura seca como a do orégano comprado pode ser feita de um jeito bem simples: é só deixar as folhas secando em local ventilado por alguns dias.
como-cultivar-pimenta
Pimentas. Foto: Blog TudoGostoso.

Pimentas

Independente de qual pimenta você escolha plantar aí na sua horta, em geral, os cuidados são os mesmos.

A melhor época para plantar as pimentas é sempre no inverno. Quando chegar o verão, elas vão estar muito bem desenvolvidas. Em segundo lugar, é ideal deixar elas perto da janela ou no quintal, afinal, as pimentas precisam de ainda mais sol, podendo ficar até seis horas por dia.

Entretanto, elas não pedem tanta água como orégano e manjericão. Regue as suas pimentas apenas 3 vezes por semana. A primeira colheita acontece, em média, 90 dias depois do plantio.

E sempre é bom lembrar que cachorros e crianças podem acabar ficando curiosos demais com as belas pimentinhas. Portanto, para a segurança deles, deixe o potinho fora de alcance.

🌱 🌱

Está gostando de aprender como plantar temperinho verde em casa? Então continuae por aqui que temos mais dicas!

como plantar coentro temperinho verde
Coentro. Foto: Viva Decora.

Coentro

O coentro vai super bem em diversas receitas e vale muito a pena manter sua própria muda. Aqui vão as dicas para o plantio:

  • As sementes do coentro precisam, sobretudo, de calor. Então, se a sua cidade for muito fria, evite plantar durante o inverno.
  • O coentro também precisa de um solo enriquecido com matéria orgânica.
  • A rega é normal, mas deve ser feita com regularidade. Nem muita, nem pouca água. O estado do solo é sempre úmido, nunca encharcado.
  • Depois da germinação, a primeira folhagem para colher vai surgir num intervalo entre 30 e 70 dias.

Já vai pensando aí o tanto de receita boa que você vai fazer com  seu coentro fresquinho, colhido na hora!

Hortelã - como plantar em vasos
Hortelã. Foto: Horta em Casa.

Hortelã

Não é comum plantar hortelã como um temperinho verde, e sim como erva para chás. Mas ela pode ser plantada junto de temperos, sem ônus para a espécie. O crescimento dela é mais simples e nem precisa do sol, basta estar num lugar bem iluminado.

Esta também é uma planta para ter atenção. Não deixe as folhas mortas lá por muito tempo, pois elas sufocam as folhas novas, que deixam de crescer como deveriam.

O momento certo de colher a hortelã é antes que ela comece a florescer. E na hora de escolher, prefira os galhos mais altos e que estiverem mais verdes.

Hummm, já podemos sentir o cheirinho das folhas daqui!

Como plantar temperinho em casa - Ssalsa-salsinha
Salsa. Foto: Cultura Mix.

Salsa

Gosta de salsa e quer plantar como um temperinho verde? Siga as dicas a seguir:

  • O vaso para a salsa tem que ser diferente das outras. Escolha um que tenha, no mínimo, 30 centímetros de altura.
  • A exposição ao sol tem que ser todos os dias, por pelo menos cinco horas.
  • a rega não precisa ser todo dia. Só faça isso quando o solo já estiver seco e ficando endurecido. A melhor forma, portanto, de ter certeza se é hora de regar é apalpando a terra com a ponta dos dedos.
  • Quando for colher, pode tirar quase tudo. Mas deixe pelo menos 1 centímetro de planta para ela voltar a crescer.
vasos-grandes-com-alecrim
Alecrim. Foto: Blog da Plantei.

Alecrim

Outro antissocial dessa turma é o alecrim. Mas não se preocupe com isso, é só deixar ele com um pouco mais de espaço. E falando em espaço, o vaso dele precisa ser maior do que o normal. Escolha um com pelo menos 20 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de altura.

No quesito água, o alecrim é que nem gato. Por isso, a rega pode ser só duas vezes na semana. Se você fizer mais do que isso, o alecrim pode morrer.

Quanto à colheita, existe, de fato, uma boa diferença entre o plantio por semente ou por muda. Se foi por muda, em 10 dias você já tem seu próprio alecrim na cozinha. Se foi por semente, só dali a 90 dias.

Além disso, lembre-se de tirar só a ponta dos ramos do alecrim.

como plantar temperinho verde em vasos - cebolinha
Cebolinha. Foto: canal Cantinho de Casa.

Cebolinha

Um dos temperos mais marcantes da culinária é, sem dúvida, a cebolinha. E ela é tão democrática que se dá bem em diferentes climas e você nem precisa fazer muito pra que ela cresça.

O solo, claro, tem que ser de qualidade. Por isso, escolha um bom fertilizante. Em vez de sol direto, pode optar só por uma boa iluminação. E nem precisa de muito espaço, também.

Em 70 dias, já tem uma boa quantidade de cebolinha para os seus pratos mais especiais.

horta caseira como plantar temperinho verde - tomilho
Tomilho. Foto: Meu Lar, Minha Paz.

Tomilho

O maior segredo do plantio do tomilho está na drenagem da água. Por isso, você vai precisar de mais do que terra. Dentro do vaso, intercale camadas de terra, areia e seixos. Assim, ele não vai precisar ser regado tantas vezes, só quando seus dedos sentirem que o solo já ficou seco.

Assim que as folhas começarem a aparecer, você já pode começar a colhê-las. E, assim como o orégano, que é utilizado seco, tire os ramos e deixe eles secando por uns dias até que fique no ponto para as receitas.

Como plantar temperinho verde

Aprendeu como plantar temperinhos verdes e orgânicos? Agora, mãos à obra.

Como você viu até aqui, ter seus próprios temperos em casa é, de fato, bem simples. As principais ferramentas pra que elas cresçam e apareçam são utensílios como:

  • Terra peneirada.
  • Adubo natural
  • Vasinhos – podem ser unitários ou uma floreira mais larga para plantar mais de uma espécie.
  • Ferramentas como pá e garfo para afofar a terra.

Aqui na Winterflor você pode encontrar kits como esse completos que já vêm, inclusive, com algumas sementes.

🌱 🌱

Gostou das nossas dicas? Lá nas nossas redes sociais tem mais! É só seguir a gente no Instagram e no Facebook.

Consulta: Minha Casa.

 

 

 

WhatsApp
Precisa de Ajuda?