Como montar um buquê de casamento como você sempre sonhou? - Winterflor Floricultura
Tipos de buquês

Como montar um buquê de casamento como você sempre sonhou?

O casamento é o momento dos sonhos de muita gente, mas os meses de preparação podem deixar qualquer noiva de cabelo em pé. Entre as várias preocupações sobre a parte estética da cerimônia, uma das mais importantes é, sem dúvida, o buquê. Mas você sabe como montar um buquê que seja bonito, inteligente, que chame atenção e que combine com a festa?

É disso que a gente vai falar hoje. Chegou a hora de fazer a lição de casa antes de bater na porta da sua floricultura favorita.

Em resumo, para fazer um buquê perfeito, você precisa:

  • Conhecer diferentes tipos de buquês se quiser sair um pouco do óbvio.
  • Saber um pouco sobre as flores que melhor compõem um buquê.
  • Entender qual é o estilo e o significado que você quer transmitir de fato.

Vem com a gente! Até o final da página você vai ter muito mais certeza de que a sua ideia de buquê dos sonhos vai virar realidade.

Fotos do destaque: Liz Gray

Tipos de buquês

Quantos casamentos você já foi em que a noiva apostou no clássico buquê de rosas vermelhas? Essa espécie é, sem dúvida, um clássico atemporal, mas existem vários outros que são igualmente lindos. Vamos conhecer cada um deles?

Como montar um buquê de cascata
Fotos: Aron Delesie/Justine Ungaro

Buquê de cascata

O buquê de cascata tem um efeito dramático e muito interessante. A noiva que escolhe esse tipo de buquê demonstra uma personalidade forte. Alguns tipos de flores podem funcionar muito bem, principalmente se elas tiverem caule longo. As orquídeas e os lírios, por exemplo, são fáceis de encontrar e têm a estrutura perfeita para esse tipo de buquê. Tem até noiva que usa samambaia, acredita?

Mas atenção! O arranjo em cascata certamente vai cobrir parte do seu vestido e chamar muita atenção. Assim, que tal apostar num contraste com um vestido mais simples?

 

Buquê ramalhete
Fotos: B&G Photography/ Chrisman Studios

Buquê ramalhete

O buquê ramalhete é, de fato, o modelo mais popular. Diferente dos outros tipos, esse buquê só utiliza mesmo as flores, por isso ele tem esse formato arredondado. Aqui não cabem folhagens e outros detalhes, o acabamento é uma fita, que completa o estilo clássico. Além disso, ele é pequeno e prático para segurar. Porém, ele não precisa ser muito certinho, duas espécies ou duas cores completam o charme.

Quanto às flores que você vai usar para fazer um buquê assim, experimente umas das dicas a seguir:

Está gostando das ideias de como montar um buquê? Continua aí que tem mais!

Como montar um buquê amarrado à mão
Fotos: Elizabeth Messina/Heather Kincaid

Buquê amarrado à mão

Esse é um estilo que combina muito bem com casamentos mais despojados, como aqueles que acontecem no jardim ou mesmo num lugar mais rústico. Parece que a gente está falando de um buquê que a noiva amarra nas mãos, mas não é isso. A ideia aqui é criar um buquê amarrado com materiais menos elaborados, assim como tecidos, cordinhas, juta, entre outros.

Fica parecendo que a noiva acabou de colher as flores no seu próprio jardim foi encontrar a pessoa amada.

E como esse é um estilo mais livre, cabe uma variedade bem grande tanto de flores como de folhagens.

Buquê arredondado
Darin Fong/Clane Gessel Photography

Buquê arredondado

Em princípio esse é um buquê bastante imponente e que carrega essa forma perfeita de uma cúpula. Um buquê arredondado é bem uniforme e feito com uma única espécie de cor única.

Por conta do tipo das pétalas, as rosas e as peônias são algumas das espécies preferidas para criar um buquê como manda o estilo.

Buquê de ramos
Fotos: Katelyn James Photography/ lunaphoto

Buquê de ramos

O estilo tem tudo para agradar às noivas mais simples e que preferem coisas mais singelas. Esse tipo de buquê parece mais um pequeno ramo de flores e não é tanto o protagonista. Vai muito bem, também, com casamentos menores, com poucos convidados, onde a própria decoração é mais intimista.

E esse buquê tem outro detalhe igualmente interessante: ele é tão ou até mais focado na folhagem do que nas flores. As folhas aqui ganham um destaque justamente para dosar a simplicidade e fazer parecer menos elaborado.

Como fazer buquê de pomander
Fotos: Pinterest

Buquê de pomander

O buquê de pomander é muito romântico e se destaca por ser perfeitamente redondo. Além disso, apesar de não ter a parte dos caules, ele é muito prático, pois tem uma alça. E quanto às flores, dá para fazer com as espécies de sua preferência.

Além disso, se você quiser combinar o seu buquê de pomander com a decoração, pode repetir a ideia espalhando as esferas penduradas pelo espaço. Surpreendente, não é?

Glamelias
Fotos: Pinterest/Ashley Biess Photography

Buquê composto (glamélia)

Quando você pensa em como montar um buquê alguma vez te passou pela cabeça a ideia de não usar as flores completas? Pois olha que impactante esse buquê composto. Ele é todo feito com pétalas individuais, montadas de um jeito com que o buquê inteiro pareça uma única flor gigante. É um processo bem trabalhoso, sem dúvidas, mas adiciona um drama extra para a entrada da noiva.

Todos vão olhar para o seu buquê e dizer UAU!

💐 💐 💐

São muitas opções, não é? Mas saiba que uma conversa com seu florista pode ajudar bastante a fazer você se concentrar nas opções que realmente vão representar você. Não existe certo ou errado. O que mais importa, afinal, é que a noiva fique satisfeita.

Mas as nossas dicas de como montar um buquê não acabaram!

como montar um buque de casamento
Foto: Buffy Dekmar Photography

Como montar um buquê: 5 dicas valiosas

Se ainda está em dúvida sobre qual estilo de buquê você quer, é hora de pensar além do formato. Mas nós vamos te dar algumas dicas valiosas que vão te ajudar a impedir os apuros dessa escolha.

 

1. Se inspire no local do casamento

As flores não precisam parecer uma escolha aleatória e que diga apenas sobre o gosto da noiva. Elas podem criar um ambiente coerente tanto quanto lindo num todo, do buquê à decoração. Por isso, deixe o ambiente te dar algumas pistas.

Seu casamento é ao ar livre num jardim onde já existem muitas flores? Então, talvez você deva apostar num arranjo mais singelo.

Vai casar na igreja ou num salão? Flores silvestres podem parecer meio deslocadas.

Além disso, dependendo da estação, alguns estilos podem combinar mais do que outros.

Casamento e buquês
Foto: Winter

2. Use as suas referências para mostrar quem você é

Você sabe se você gosta de um determinado arranjo que você viu por aí por conta das flores ou da cor? E o que mais você está planejando ao mesmo tempo para a cerimônia, como decoração do local e vestido das madrinhas? Tudo isso pode servir de referência quando você for explicar para o florista como é o buquê que você sonha em usar.

Mostre as suas referências de estilo, mas também tenha a mente aberta para ouvir as ideias de um profissional. O florista entende tanto de design quando da biologia das flores e vai saber traduzir as suas ideias de maneira realista.

Floristas e buquês
Foto: Winterflor

3. Algumas flores vão estar fora de época

A gente planeja um casamento com tanta antecedência que às vezes esquece que o casamento vai acontecer em outra época. E talvez o que você tinha pensado de uso de flor não vai ser possível porque, simplesmente, elas não crescem no mês do seu casamento.

Vá com isso em mente quando for planejar seu buquê junto com o florista. Na dúvida, aposte em flores que crescem durante o ano todo. Além disso, outra coisa importante a considerar é a resistência das flores para diferentes ambientes e temperaturas.

arranjos de flores: buquê
Fotos: Bespoke Brides Photography/Singapore Brides

4. Cada arranjo transmite um estilo

Assim como você é única, as flores não são todas iguais. E cada arranjo vai mostrar um aspecto diferente dessa união.

Dessa maneira, as flores com os cachos mais apertados evocam um estilo clássico, como as peônias e as rosas. Já as flores grandes colocadas em arranjos exuberantes mostram um lado mais romântico. Igualmente, os arranjos minimalistas vão dizer às pessoas que você é moderna. E as flores soltas misturadas com vegetação trazem uma atmosfera rústica.

Então qual é o seu estilo?

flores perfumadas
Foto: 800flower

5. Cuidado com as flores perfumadas

Não tem jeito, no casamento todos estão, inegavelmente, olhando para a noiva. E por um bom tempo ela está em evidência segurando o buquê. Já pensou se logo a protagonista começa a espirrar por conta das flores? Isso pode acontecer se forem espécies muito perfumadas.

A lista de flores a seguir é de espécies que você deveria evitar se o cheiro das flores pode, de fato, atacar alguma alergia:

  • Lilases
  • Frésias
  • Lírios
  • Gardências
  • Tubérculos
  • Videiras de jasmim

💐 💐 💐

Então você viu só quantas ideias legais de como montar um buquê? Quantas formas de fazer o casamento surpreendente nos detalhes, não é? Saiba que você pode contar com a Winterflor pra te dar muitas dicas boas no mundo das flores e da jardinagem. Então cola aqui com a gente pra não perder nenhum artigo, nosso jardim on-line é no Instagram e no Facebook. Esperamos te ver por lá!

WhatsApp
Precisa de Ajuda?