Vasos de cimento: 5 modelos para se apaixonar! - Winterflor Floricultura

Vasos de cimento: 5 modelos para se apaixonar!

Olá! Seja bem-vindo ao nosso artigo de estreia aqui no blog da Winterflor! Estamos muito felizes em compartilhar esse novo espaço, criado especialmente para compartilhar informações, dicas e muitas novidades sobre o universo verde. Para começar, escolhemos um tema que tem sido muito comentado na internet: os vasos de cimento.

Tendência é o retorno do simples.

Bem, já tem algum tempo que se observa uma tendência chamada “back to basic”, ou seja, retorno ao básico. Esse é um conceito que remete à simplicidade e a naturalidade. Esse movimento vem ganhando espaço nas mais diversas áreas, tanto na moda quanto no design de interiores, e por isso, chegou com tudo também no paisagismo e na decoração, e é sobre isso que vamos falar hoje. Abaixo alguns spoilers do que vem por aí:

Modelos de vasos de cimento

Vem com a gente e saiba tudo sobre essa tendência 🙂

De volta ao básico: o que é essa tendência?

O diferencial e, ao mesmo tempo, principal proposta dessa tendência é a ideia de coisa verdadeira, de sentimento puro. É nesse sentido que entram os materiais brutos – como o cimento, a madeira e a cerâmica terracota, por exemplo. Isso porque eles têm o poder de trazer a sensação de aconchego, de interior, de casa de campo ou até casa de vó, remetendo à felicidade, nostalgia e boas lembranças.

Logo, para estar alinhado com essa tendência, o natural deve falar mais alto, ou seja, o ambiente deve trazer poucas interferências, afinal, a ideia é valorizar os materiais em si.

Foto: Elo7.

Porém, para chegarmos a um resultado bacana, é preciso ter boas referências e inspirações. Por isso, vamos apresentar 5 modelos de vasos de cimento que estão super em alta. Continue a leitura e venha se apaixonar com a gente!

5 modelos para se apaixonar!

Nós já dissemos, mas vale lembrar: os vasos de cimento estão muito na moda, desde os pequenos até os maiores. São várias as formas de utilizá-los na composição do ambiente, pois eles são perfeitos para preencher com estilo os mais variados espaços, desde aquele espaço sobrando na varanda, até aquela a mesa de centro que fica em destaque no meio da sala. Veja agora 5 modelos cheios de charme para incluir na sua decoração.

Vasos de cimento grandes

Esse tipo de vaso é muito resistente, porém, é pesado e difícil de ser movimentado. Por isso, é mais comum vê-los áreas externas, como a área da piscina, sobre solo firme, na laje ou terraço, além de espaços públicos das cidades, como praças e floreiras. No entanto, isso não significa que eles não possam ser utilizados dentro de ambientes internos, desde que haja espaço suficiente para acomodá-los sem interferir na circulação. Veja alguns exemplos:

vasos de cimento nos ambientes publicos
Foto: Pinterest
vasos de cimento com arvores
Foto: Pinterest
Vasos de cimento geométricos grandes
Créditos da Foto: Terra
Vaso de cimento redondo grande
Foto: Winterflor.

Outro ambiente em que eles caem super bem é na composição de ambientes corporativos ou comerciais como na recepção de hotéis, nos shoppings e até mesmo nos lobbys de empresas e clínicas médicas. Bem utilizados, os vasos de cimento grandes trazem uma pegada moderna, sofusticada e acolhedora.

Uma dica importante para quem decidir por usar esse modelo de vaso é optar sempre por um tamanho maior do que o recomendado para a planta, já que a parte interna dele costuma ser um pouco menor.

Vasos de cimento pendentes

Também conhecidos como cachepôs de concreto, esses vasos ficam suspensos por correntes, tiras de couro ou macramê. Algumas vezes, também, você poderá vê-los presos à parede. O interessante é compor o cinza do cimento com as cores das plantas. Nesse sentido, uma aposta são as plantas pendentes ou mesmo as suculentas. Veja como ficam lindos:

vasos de concreto para colocar na parede
Foto: Google
vasos de cimento suspenso
Foto: Goo Decoration
Fonte: Pinterest.

Vasos de cimento minimalistas

Com formas simples e uma ou outra faixa de cor, os vasos de cimento minimalistas continuam em alta! Algumas vezes, eles podem trazer uma mistura de materiais clássicos como o vidro, por exemplo. Uma boa dica é fazer composições com dois ou três vasos de tamanhos diferentes juntos, como nas fotos abaixo:

vasos de cimento minimalistas para plantas de corte
Foro: Etsy
Crédito: Casa e Jardim.

Vasos de cimento com formatos geométricos

Com uma cara mais moderna, esses vasos costumam ser utilizados em sua cor natural, o cinza concreto. Eles também são uma ótima opção para composições com um número determinado de peças. Olha que charme uma composição como essas:

Foto: Pinterest
vasos geométricos médios
Crédito: Construindo Decor

Vasos de cimento com suporte

Nesse modelo o toque especial fica à cargo da mistura de materiais,  por isso, aqui o vaso de cimento é combinado com um suporte de madeira ou de ferro nos mais variados formatos e estilos. Confira:

Foto: Piedra Luna
Vasos de cimento com pés de madeira
Foto: Wayfair
vasos de cimento com suporte de metal
Imagem: Joss & Main
Crédito: Hyggedecor.

Plantas mais indicadas para vasos de cimento

Os vasos de cimento combinam com as mais variadas espécies de plantas, mas atualmente são os mais queridos na hora de fazer morada para os cactos, espadas de São Jorge, e folhagens robustas como as plantas da família monstera, ou mesmo as palmeiras leque, por exemplo.

Foto: Regards et Maisons
palmeira leque no vaso de cimento
Foto: Boutique Lab
Imagem: Regards et Maisons

Como manter seus vasos sempre bonitos?

Mesmo sendo rústicos e fortes, os vasos de cimento também precisam de cuidados. Por isso, separamos algumas dicas de manutenção para mantê-los sempre bonitos. Entenda:

4 dicas para cuidar de vasos de cimento

  1. Evite atrito da peça com outros objetos: o atrito ou choque pode causar riscos, lascas ou rachaduras que tiram a beleza que você buscava ao adquirir a peça. Por isso, se precisar transportar um vaso de cimento junto com outras coisas, embale a parte interna e externa com uma camada generosa de papel, jornal ou plástico. Mas se o vaso estiver com alguma planta, envolva apenas a parte externa para não sufocá-la. Após o transporte, retire toda essa proteção da embalagem, pois isso vai garantir  que o vaso respire normalmente;
  2. Cuidado com quedas e superfícies que vibram: se o seu vaso fica no mesmo móvel da impressora, em cima da geladeira, na prateleira estreita perto daquela porta que vive batendo ou por exemplo na estante que seu gato gosta de subir, fique atento! Confira sempre se o vaso não está muito próximo da borda ou considere mudá-lo de local;
  3. Descoloração natural com o tempo: Peças coloridas ou pintadas estão sujeitas a descoloração natural com o tempo. Isso porque o principal vilão para a cor é a luz, e dela não temos como fugir. Ainda que indireta, a luz afeta a maioria das tintas, fazendo com que a cor perca o brilho ou a vivacidade com o tempo. Quando isso acontecer, que tal planejar uma nova pintura?;
  4. Evite expor o vaso ao sol ou calor muito forte: o cimento é um material muito elástico, ou seja, que se dilata e contrai facilmente conforme as alterações de temperatura. Então, essa dilatação pode reduzir a vida útil do seu vaso, fazendo com que rachaduras apareçam com o tempo. Por isso, o ideal é evitar o calor excessivo, inclusive o sol.

Manchas de umidade, e agora?

Assim como os de cerâmica ou barro, por exemplo, os vasos de cimento são porosos. Por isso, ao regar as plantas é comum que a peça fique úmida ou manchada de água pelo lado de fora. Na verdade, é isso que faz com que os vasos porosos não exijam furos de drenagem. Portanto, se perceber esse tipo de mancha em seu vaso de cimento, não se desespere! Saiba que é algo normal, e que a umidade tende a secar naturalmente dentro de algumas horas.

E então, gostou das nossas dicas? Nós amamos falar dos vasos de cimento e de toda sua versatilidade na hora de decorar a casa, o jardim ou seu ambiente de trabalho. E lembre-se, para deixar sua casa sempre bem decorada e suas plantas sempre bonitas, acompanhe o perfil da Winterflor no Instagram e também no Facebook!

Até a próxima!