Tipos de cactos: 7 espécies para cultivar em casa! - Winterflor Floricultura
Exemplos de tipos de cactos

Tipos de cactos: 7 espécies para cultivar em casa!

Há quem diga: “Não vou cultivar um cacto em minha casa; é uma planta do deserto”. Em primeiro lugar, se você ainda tem essa ideia,  recomendamos que pense novamente. Afinal, os cactos são lindos e muito fáceis de cuidar. Em segundo lugar, enquanto outras plantas murcham ou ficam marrom, um cacto raramente morre. Ao mesmo tempo, eles proporcionam mais verde à sua casa. Tudo que você precisa é de algum espaço e luz solar. Por isso, no texto de hoje vamos apresentar 7 tipos de cactos para fazer bonito na decoração!

Tipos de cactos
Imagem: Google.

Antes de mais nada, para dar daquele gostinho de quero mais, confira a lista dos tipos de cactos que podem ser facilmente cultivados em casa que vamos apresentar no texto de hoje:

Lista de tipos de cactos

  1. Cacto Mammillaria ou Cacto dedal
  2. Haworthia ou Cacto Zebra
  3. Echinopsis chamaecereus ou Cacto de Amendoim
  4. Microdasys Opuntia ou Cacto orelha de coelho
  5. Epiphyllum ou Cacto orquídea
  6. Cereus jamacaru ou Cacto mandacaru
  7. Melocactus Zehntneri ou Cacto Coroa de Frade

1. Cacto Mammillaria ou Cacto de dedal

À primeira vista já podemos deduzir que é em função dos seus espinhos sedosos que essa espécie é comumente chamada de cacto de dedal.

tipos de cactos_cacto de dedal
Foto: Verde no cinza.

Cultivar esse tipo de cacto é uma tarefa muito fácil e pode ser executada por qualquer pessoa. Então, quem não sabe muito sobre jardinagem e quer ter uma planta em casa, essa é uma ótima opção.

Ao mesmo tempo, você também está com sorte se quiser deixar sua casa mais colorida. Os cactos de dedal são encontrados com flores em tons de rosa, laranja, lilás, amarelo e branco. Eles são pequenos e não precisam de muito espaço, além disso, os cuidados são mínimos.

Imagem: Wikimedia Commons.

2. Haworthia ou Cacto Zebra

Cacto zebra
Imagem: The Palm Room.

Este é um dos tipos de cactos que não requer muita luz, então você também pode colocá-la dentro de sua casa. Uma boa sugestão é fazer um terrário com essa espécie, plantando-a junto com outras espécies.

Imagem: Dicas de mulher.

No entanto, certifique-se de plantar com certa distância entre uma planta e outra, dando a cada um, espaço suficiente para crescer. Como os humanos, as plantas também competem por ar, água e luz. Claro que você não quer suas plantas lutando, né? 😉

Imagem: Gardening Know How.

3. Echinopsis chamaecereus ou Cacto de Amendoim

Esse é um tipo de cacto pequeno, porém, que pode crescer bastante! Assim, o indicado é plantá-lo em vasos grandes e pendentes.

Esse é um tipo de cacto pequeno, porém, que pode crescer bastante! Neste sentido, o indicado é plantá-lo em vasos grandes e pendentes.
Foto: Google.

Durante a primavera, este cacto produzirá muitas flores grandes e de cores brilhantes. Os espinhos não são muito perigosos, então as crianças também podem participar do plantio. Olha que legal 😊

Imagem: Plantas Sonya.

4. Microdasys Opuntia ou Cacto orelha de coelho

Este cacto é uma fofura! Como o próprio nome sugere, o seu formato lembra as orelhas de um coelho.

Imagem: Freepik.

Originária do México, essa espécie é de pequeno porte, atingindo aproximadamente 20 centímetros. Definitivamente, é mais do que apenas uma decoração 🌵

Foto: Freepik.

5. Epiphyllum ou Cacto orquídea

De toda nossa lista de tipos de cactos, este é o único que exige um pouco mais de rega.

Crédito: Minhas plantas.

Os cactos de orquídea contribuem para decoração há anos. Você pode até mesmo plantá-la em vasos suspensos, permitindo que os longos caules caiam sobre o vaso. Esses cactos trazem flores de cores diversas: tem rosa, roxa, vermelha e também amarela.

Foto: Tua casa.
Imagem: Planta Sonya.

6. Cereus jamacaru ou Cacto mandacaru

O mandacaru é um dos tipos de cactos nativo do Brasil, muito comum na região semiárida do Nordeste. É uma planta que dá praticamente em qualquer lugar, sem precisar de um tratamento específico.

Crédito: Pinterest.

É impossível não falar no valor simbólico do mandacaru para a cultura brasileira, afinal, a planta representa a força e a resistência da nossa gente. Não a toa, caiu no gosto de brasileiros de Norte a Sul e é comum de ser encontrada decorando os mais diversos ambientes.

Tipos de cactos comuns no nordeste
Imagem: Pinterest.
o mandacaru está entre os tipos de cactos nativos do Brasil
Crédito: Vivadecora.

7. Melocactus Zehntneri ou Cacto Coroa de Frade

O Cacto Coroa de Frade também é um cacto brasileiro, nativo da Caatinga.

Tipos de cactos nativos da caatinga
Foto: Os mini mundos.

A planta tem formato arredondado, pequeno e achatado, e alcança em média os 12 centímetros de altura. Seus espinhos são mistos, grossos e finos. Esse cacto possui flores em tons de rosa e vermelho, muito apreciadas pelas abelhas e beija-flores, por exemplo.

Tipos de cactos nativos do Brasil
Foto: Cerratinga.

O nome dessa planta é porque o cefálio (uma espécie de coroa que se forma em seu topo com um belo tom de vermelho), tem formato semelhante à cabeça calva de um frade franciscano. Essa coroa se forma somente na fase adulta desenvolvimento da planta.

o cacto cabeça de frade está entre os tipos de cactos nativos do Brasil
Foto: Google.

Tipos de cactos e decoração

A verdade é que já há algum tempo essas plantinhas espinhudas invadiram as tendências de decoração em todos os cômodos de casas e apartamentos e podem ser encontradas ao mesmo tempo na sala, na cozinha, no banheiro e até mesmo nos quartos. Por último, vamos ver mais algumas inspirações!

Imagem: Casa chic.
vários tipos de cactos ficam bem na decoração
Crédito: Casa Claudia.

Cactos ficam lindos até mesmo em ambiente inusitados, como na cozinha, por exemplo.

vários tipos de cactos na cozinha
Foto: Ideias decor.
tipos de cactos e suculentas
Imagem: Pinterest.

Como já falamos antes, frequentemente os cactos são utilizados em terrários, junto de outras plantas, como as suculentas, por exemplo.

Tipos de cactos em terrarios
Imagem: Pinterest.

Por outro lado, no caso dos terrários, é importante ter certeza de que os tipos de plantas escolhidos, sejam cactos ou suculentas, necessitam do mesmo cuidado: frequência de rega e sol.


Então, gostou dos tipos de cactos que escolhemos? Nós amamos os cactos de todos os tipos e espécies 🤩.  Conta pra gente, qual desses 7 você gostou mais?

E, ah! Quer deixar sua casa sempre bem decorada e suas plantas sempre bonitas? Então, não se esqueça de acompanhar o perfil da Winterflor no Instagram e também no Facebook!

Até a próxima! 🌿