Plantas para apartamento: 9 espécies para inspirar! - Winterflor Floricultura

Plantas para apartamento: 9 espécies para inspirar!

Morar em apartamento ou em casas sem quintal é algo bem comum hoje em dia, né? Mas isso não significa que é preciso abrir mão de um espaço verde em casa, pois é justamente aqui que entram as plantas de interior – ou plantas para apartamento, como costumamos dizer.

Samambaias, calatéias ou pileas, por exemplo, são plantas que se adaptam super bem em ambientes com pouca luz solar. Mas essas são apenas algumas opções, a verdade é que as possibilidades são muitas. Por isso, a escolha fica a critério das necessidades, do espaço disponível e das preferências de cada um.

Ter plantas dentro de casa é uma forte tendência de decoração.
Foto: Histórias de casa.

Para ajudar você nessa jornada, hoje vamos falar das espécies que mais se adaptam a essa realidade urbana. Então, continue a leitura e conheça 9 espécies de plantas para apartamento!

Plantas para apartamento e a tendência Urban jungle

A vida nas grandes cidades naturalmente nos afasta da natureza e também da paz e harmonia que ela nos transmite. Nesse sentido, isso acaba diminuindo também nosso bem-estar e qualidade de vida.

Por isso, a cada ano surgem novos meios de trazer um pouco mais de verde para dentro de casa, como é o caso, por exemplo, dos jardins verticais, peças já muito populares da decoração.

Plantas para apartamento presas na parede
Foto: Nix design
O verde trás vida aos ambientes internos.
Fonte: Histórias de casa.

Assim, outra tendência que segue crescendo como decoração na atualidade é o urban jungle, ou a chamada floresta urbana,  que ajuda a trazer um pouco mais da natureza para dentro do lar e nos presenteia com a leveza e harmonia da natureza.

Mas como aplicar esse conceito de urban jungle? Tudo começa por escolha das plantas! 

9 espécies de plantas para apartamento

Calatéias (ou Marantas)

As calatéias ou marantas são folhagens brasileiras que encantam com as cores e desenhos de suas folhas. Essa planta tem uma variedade enorme de espécies, como podemos ver pela diversidade das folhas apresentadas na imagem abaixo.

As calateias ou marantas são ótimas plantas para apartamento.
Imagem: Casa Vogue.

As calatéias são uma ótima opção de plantas para apartamento e até ambientes internos inusitados, como o lavado, por exemplo. Elas também ficam lindas como forração embaixo de árvores e corredores de sombra.


Jiboia

A jiboia é uma folhagem versátil e quando cultivada em ambiente externo, transforma-se em uma excelente cerca viva, com folhas de mais de um metro de largura e galhos que cobrem até 18 metros de distância.

Já em ambientes internos, seja em vasos no chão ou pendentes, ela fica bem comportada e nem parece a mesma planta, já que sua folhagem, na maioria das vezes, não passa dos 15 cm.

A jiboia é uma planta muito versátil.
Foto: Selvvva.

Essa capacidade de se adaptar torna a jiboia uma das plantas preferidas para cultivo em apartamentos e outros ambientes internos, mesmo sob o ar-condicionado.


Bromélia

Para uma mudança de cenário e uma decoração com verde vívido garantida, a bromélia é a escolha perfeita!

As bromélias funcionam muito bem na decoração de dentro de casa.
Fonte: Pinterest

Mas a bromélia é uma planta que não gosta de luz direta, por isso é ideal para o cultivo em ambientes internos – como um apartamento, por exemplo – à sombra. Fácil de manter, esta planta cresce bem mesmo sem rega regular.


Begônia

Existem mais de 1.400 tipos de begônia catalogados, porém, as mais conhecidas são as que florescem em formato de buquê. Você pode encontrar flores de begônia de várias cores como por exemplo, vermelha, rosa, amarela, branca, mesclada, e até outras mais exóticas, como as pretas.

Begônias possuem flores das mais variadas cores e ficam lindas como plantas de apartamento.
Crédito: Hamiplant.

E falando em begônias, não podemos deixar de falar da queridinha do momento: a begônia maculata. Essa é uma espécie nativa do Brasil, mas que só foi lançada comercialmente há poucos meses. Seu formato diferenciado e sua estampa única são uma novidade encantadora no universo das plantas para cultivar em apartamento.

A begônia maculata é a planta da moda!
Fonte: Tua casa.

Cheia de bolinhas brancas, a begônia maculata possui o verso de suas folhas em tom de carmim e, para completar, sua parte inferior também é avermelhada. É tanta exuberância, que vale apostar em um vaso simples, como os tradicionais de tarracota ou cimento.


Plantas para apartamento que cabem em qualquer cantinho

Pilea peperomioides

A pilea peperomioides é uma planta nativa do sul da China, com folhas verdes arredondadas e que atinge no máximo de 40 centímetros de altura, ou seja, uma planta perfeita para apartamentos pequenos, pois cabe em qualquer cantinho.

Imagem: Google.

A pilea também é conhecida como planta-da-amizade então é uma ótima escolha para presentear.


Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma planta de origem africana e uma das espécies mais comuns no Brasil, seja dentro ou fora de casa. Elas são fáceis de cultivar e dão um charme todo especial à decoração.

Espada de São Jorge dentro de casa.
Imagem: Ideias Decor.

Cactos

Antes de mais nada, é preciso dizer que existem cactos grandes e pequenos. Mas por serem verticais, eles não exigem tanto espaço assim. Eles são uma paixão para muita gente! E não é a toa, afinal, eles ficam uma graça na decoração.

Cactos grande são tendência e ganham destaque em ambientes minimalistas.
Foto: Casa Claudia.

Existem vários tipos de cactos, com variedades de tamanhos, formas, e cores. Assim, eles também podem compor lindos arranjos e terrários para decorar todo tipo de ambiente, inclusive aqueles que não têm muito espaço de sobra.

Arranjo de catos e suculentas ficam lindos como centro de mesas.
Imagem: Decor Fácil.

Plantas para apartamento para quem tem espaço sobrando

Ficus-lira

A ficus-lira é uma árvore nativa do oeste da África que ganhou o mundo por ser uma bela planta ornamental.

A Ficus-lira também está entre as plantas mais usadas em apartamentos.
Foto: Virmond.

Além de ser uma espécie muito desejada em ambientes internos, a fícus-lira também é comum na arborização urbana. Mas elas não são muito indicadas para calçadas ou canteiros em função de suas raízes, que acabam destruindo a pavimentação. No entanto, ela é perfeita para parques, praças e áreas amplas, por exemplo, onde pode oferecer sombra.


Costela de Adão

A Costela de Adão é uma planta originária do México e que tende a estar sempre em destaque, seja no jardim ou nos ambientes internos, onde é utilizada como adereço decorativo.

A Costela de Adão é uma folhagem muito usada e ambientes internos.
Foto: Google

Embora seja mais comum encontrar as folhas da Costela de Adão em tamanho médio, ela pode passar de um metro de comprimento dependendo da espécie. Ou seja, é uma planta muito grande!

Uma curiosidade é que a planta Costela de Adão possui um fruto comestível. Ele é muito apreciado em países da América Latina por seu sabor doce e marcante. Ao mesmo tempo, muitas pessoas dizem que o sabor lembra uma mistura de abacaxi com banana. Bem tropical né?

Outra coisa super legal sobre a Costela de Adão é a sua popularidade nas redes sociais. Esta folhagem exuberante tem muitos fãs pelo mundo todo.

Por isso, surgiu a hashtag #monsteramonday. “Monstera” por causa de seu nome científico: Monstera Deliciosa. Já o “monday”, vem de segunda-feira em inglês. Da mesma forma que o #tbt, que significa “throwback thursday” – lembrança de quinta-feira, a hashtag #monsteramonday é usada nas segundas-feiras para marcar fotos da planta e enchem o Pinterest e Instagram de imagens lindas!


Precisa de ajuda para escolher plantas para seu apartamento?

Como vimos, existe uma infinidade de plantas que podem ser cultivadas em espaços pequenos e com pouca luz solar. Mas é sempre bom lembrar que todas as plantas precisam de cuidados.

Por isso, antes de adquirir uma planta para decorar o seu ambiente, procure saber que tipo de cuidado a espécie escolhida exige. Esteja atento à frequência correta de rega, à necessidade de poda e adubação; bem como à exposição ou não ao sol. Se precisar de ajuda, conte com a gente! Deixe um comentário neste post ou entre contato por whatsapp.

Para deixar sua casa sempre bem decorada e suas plantas sempre bonitas, acompanhe-nos também no Instagram e no Facebook!

Até a próxima!