Plantas de verão: como cultivar durante a estação mais quente? - Winterflor Floricultura
plantas de verão

Plantas de verão: como cultivar durante a estação mais quente?

Com a chegada da estação mais quente do ano, os amantes da jardinagem, ou mesmo aqueles que querem começar esta prática, precisam se preocupar com as plantas de verão. Esse é um período que, além das altas temperaturas, é mais chuvoso. Além disso, existem outras peculiaridades, como as pragas próprias da estação e plantas que não sobrevivem às temperaturas mais altas.

Mas, antes de se aventurar pelo cultivo das plantas de verão, que tal dar uma conferida nas nossas dicas? Daqui em diante, você vai conhecer:

E já que ainda estamos vivendo uma pandemia perigosa, preparar seu jardim para passar momentos de relaxamento em casa pode ser uma excelente sugestão!

Begônia
A begônia é uma das plantas que crescem bem no verão. Foto: Winterflor.

Características do verão – o que considerar no plantio?

Assim como o inverno, o verão é uma estação de extremos. Dias muito quentes que podem terminar em tempestades. E tanto o calor excessivo quanto quantidades muito grandes de água podem fazer a planta morrer. Por isso, é preciso equilibrar a exposição das plantas nas duas situações.

A irrigação, por exemplo, deve ser controlada. Existem dois horários adequados para regar. A primeira, é  no período da manhã. Esse horário é bom porque o sol ainda não está muito forte, portanto, não faz a água evaporar. A segunda opção é fazer a irrigação à noite, pois assim, a planta vai poder absorver completamente aquela hidratação, já que não há mais o efeito do calor. Por isso, lembre-se nunca regue suas plantas ao meio dia, muito menos nos dias de verão.

Cuidados com flores - irrigação
Foto: Pixabay

Mas e se chover demais? Como as plantas que ficam ao ar livre vão ficar? O acúmulo de água pode, infelizmente, fazer com que as raízes das plantas apodreçam. Por isso, é importante garantir que o seu terreno tenha uma boa forma de drenagem e que essas vias não fiquem entupidas, seja pelas raízes ou por qualquer outra coisa.

Quanto ao sol, não se engane. Mesmo plantas próprias da estação têm diferentes formas de lidar com luz e calor. Existem aquelas que precisam do sol direto (também chamado de sol pleno),  e outras que preferem a meia sombra, quando bate sol durante algum período, mas não o tempo todo. E ainda, as que só podem ficar em sombra e luz indireta.

Planta de verão: azaleia
A azaleia é uma das plantas da estação. Foto: Piskit.

A azaleia e a espada de São Jorge, por exemplo, precisam ficar diretamente nos raios de sol. A fênix e a begônia são de meia sombra, ou seja, precisam de luminosidade mas não podem ser colocadas no calor. Já com a orquídea e a dracena, que são próprias para sombra, a luminosidade deve ser indireta.

Cuidados para as plantas que ficam dentro de casa

Se as plantas estão decorando o interior da sua casa, é natural que, com o tempo, elas pareçam que sempre estiveram lá. Mas esse não é o ambiente original delas. Por isso, é importante que você consiga simular todas as condições da natureza para que elas cresçam saudáveis. Confira as dicas:

Plantas de verão dentro de casa
Foto: Pixabay

Quais as principais pragas que atacam as plantas no verão?

Uma coisa bem característica do verão é que surgem pragas específicas dessa época e que comprometem a saúde e a beleza das flores e plantas. O que chamamos de praga são, na verdade, fungos, insetos, moluscos e aracnídeos que se alimentam das plantas. Conheça, a seguir, os tipos de praga mais comuns do verão:

 

Pulgão - pragas
Pulgão, uma das pragas do verão. Foto da internet.

Tipos de pragas nas plantas

Formigas - pragas de plantas de verão
Formigas. Foto: Pikist.
Como impedir pragas nas plantas
Foto: Wikimedia Commons

Como evitar e combater as pragas das plantas de verão

Pra manter suas flores e plantas lindas durante toda a estação, vale a pena investir nos produtos certos para espantar os grandes vilões do seu jardim. Fungicidas, inceticidas, acaricidas e mata-formigas, por exemplo, são os mais recomendados por especialistas em jardinagem. Aliado aos cuidados de luz, sombra e hidratação das plantas, você vai ter um jardim vibrante, colorido e sempre saudável!

As melhores plantas para cultivar durante o verão

As plantas deixam qualquer ambiente mais relaxante, aconchegante, belo e refrescante. Por isso, selecionamos algumas espécies que crescem com vigor durante o verão e combinam com a alegria que a estação traz 🌻

Gerânios

Os gerânios são um dos destaques do verão porque crescem, principalmente, à base de muita luz e calor. Além disso, são bem fáceis de cuidar e dão flores coloridas e cheias de alegria. Nossa dica é colocar os gerânios nas varandas, nos terraços ou nos parapeitos das janelas. Algumas espécies crescem para baixo criando um efeito de cascata pendente muito charmoso!

Gerânio
Gerânios. Foto: Pixnio
Gerânios pendentes - winterflor
Foto: Revista Natureza

Lírios

Os lírios também florescem lindamente nos meses mais quentes e são bem fáceis de plantar e cuidar. Só não dá para deixá-lo exposto ao sol nos horários mais quentes, afinal, as pétalas dos lírios queimam facilmente.

Lírios
Lírios. Foto: Pikist.

Girassol

Será que existe flor que seja mais a cara do verão do que o girassol? O próprio nome já diz do que é que ele mais precisa, né? Mas apenas quatro horas no sol por dia já é suficiente. No entanto, o cultivo dessa flor tem um detalhe: por seu caule ser bem comprido, ela precisa de firmeza no solo. Por isso, confira diariamente se a terra em volta do girassol não está encharcada demais.

Girassol - plantas de verão
Girassol. Foto: Winterflor.

Dália

Essa bela flor chamada Dália floresce o ano inteiro, mas cresce mais durante o verão. Aliás, nesse período ela precisa ser regada mais de três vezes por semana (o normal nos outros períodos é de duas regas na semana). A Dália é uma flor espaçosa e, por isso, fica muito melhor no jardim do que dentro de casa.

Dália
Dália. Foto: Winterflor

Zínias

O visual que a variedade de cores e formas que as zínias formam é um show à parte! Elas não sobrevivem bem em climas muito úmidos e nem muito frios, por isso ela é uma atração especial nessa época do ano. Mas para cultivá-las é preciso de uma série de cuidados. O terreno precisa estar bem adubado e rico em matéria orgânica. Além disso, precisa estar muito bem drenado. No início do crescimento, o solo úmido é melhor. Na maturidade da planta, é bom deixar o terreno em volta mais seco.

zinia - Plantas de verão
Zínia. Foto: Pixabay

Vinca

Durante o verão, essas flores super resistentes conhecidas como vincas se espalham facilmente. Além disso, elas são vistas em várias cores, trazendo uma inesperada cor até aos terrenos menos férteis.

Vinca
Vinca. Foto: Pixabay

E então, gostou das nossas dicas de jardinagem? Siga tudo bem direitinho, pois assim, você pode se desconectar de tudo e simplesmente aproveitar o seu lindo jardim de verão. Lembrando que várias outras espécies e qualidades de plantas sobrevivem no verão, é só aplicar carinho e os cuidados necessários. Se precisar de outras dicas, visite-nos e receba orientações personalizadas para seu espaço e estilo!

Gostou e quer mais dicas? Então siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram. Até mais!