Flores vermelhas: lindas opções para decorar suas festas - Winterflor Floricultura
Flores vermelhas lindas opções de decoração

Flores vermelhas: lindas opções para decorar suas festas

Quando a época de festas chega, em especial o Natal, lindas flores vermelhas são opções muito procuradas. É uma aposta difícil de errar, afinal, junto com o verde, o vermelho é a cor protagonista dessa época ❤️

Além disso, o vermelho é cheio de significado: uma cor quente, vibrante e que traz consigo muito afeto e emoção. É por isso que as flores vermelhas também combinam com outras ocasiões especiais como casamentos, dia dos namorados, dia das mães, etc.

Se você está procurando ideias de como usá-las, está no lugar certo! Nesse artigo, reunimos várias dicas de como trazer um pedacinho da natureza para criar um momento especial e agradável, seja para decorar sua mesa de natal, ou mesmo para presentear alguém que você não vai conseguir encontrar nesse fim de ano 🌺

Mas antes das dicas de decor e presentes, que tal conhecermos um pouco mais sobre o significado das flores vermelhas? Continue a leitura!

Rosas vermelhas para decorar
Foto: Asim Alnamat/Pexels

Qual o significado das flores vermelhas?

Esses são os maiores significados da cor vermelha. Por isso, quando você decora a sua casa ou o seu evento com lindas flores desse tom, está criando um ambiente caloroso, sofisticado e aconchegante.

Mas se você é daqueles que acha que o vermelho pode carregar demais o ambiente, vai gostar de saber que existem aproximadamente 105 tonalidades dessa cor. Com certeza não vão faltar opções de combinações na hora de escolher a espécie que combina com seu gosto e estilo pessoal.

Flores vermelhas em decoração de mesa
Foto: Google

Flores vermelhas para decoração de mesa

Se você está planejando um jantar ou almoço, a mesa é uma área que merece atenção especial. E isso vale tanto para uma mesa grande e compartilhada, quanto para aquelas menores, que acomodam duas ou quatro pessoas.

A única regra aqui é que o arranjo não ocupe muito espaço e que também não seja muito alto, afinal, as pessoas vão ficar conversando e comendo ali.

Além disso, é interessante você pensar numa composição que complemente decoração. Vale usar velas, folhagens, taças, pinhas, peças de madeira, louça, etc.  Mas não se esqueça: é importante estar atento às quantidades, para que tudo fique elegante, charmoso e harmônico. Veja algumas dicas que separamos:

Dicas de composição

begonias vermelhas para decorar a casa
Foto: Winterflor
lindas flores vermelhas para fazer arranjos
Foto: Winterflor
Arranjo de flor vermelha pequeno
Foto: Winter
Arranjo para mesa com galhos e flores
Fotos: Pinterest
flores vermelhas para festa
Foto: Nubia Navarro/Pexels

Como usar as flores vermelhas na decoração

Se nas mesas é preciso ter um controle maior sobre o tamanho do arranjo, a decoração do ambiente vai te dar muito mais liberdade. Agora, além das flores, você pode trazer objetos, plantas e outras texturas para criar não só uma filial do jardim, mas um cenário completo.

Como dissemos anteriormente, o vermelho tem diferentes significados. Por isso, a forma como você dispõe a cor pelo ambiente e até a escolha das espécies é o que vai definir se a sua festa realmente transmite o que você pretende. Por exemplo: se você usar muitas rosas, vai parecer que o seu tema principal é o amor. Mas se você misturá-las  com flores mais selvagens ou tropicais, vai acrescentar um tom casual e jovial. Então, tudo depende de qual é o seu objetivo.

Além disso, o vermelho é uma cor quente. Portanto, é importante criar algum contraste para que a cor se destaque sem cansar a visão. A cor branca, nesse caso, dará o toque ideal. Ou o verde, que forma uma combinação muito própria da natureza.

Combinações de flores vermelhas lindas
Foto: Pinterest

Como combinar as flores vermelhas para que fiquem ainda mais lindas

Para saber se as lindas flores vermelhas vão transmitir a mensagem que você quer, considere as seguintes combinações:

VERMELHO +:

Combinações de cores: flores vermelhas, azuis e preto

Quais tipos de flores usar na decoração?

Para usar flores na decoração, você precisa considerar alguns fatores. Por exemplo, se a flor resiste bem fora de um recipiente de água ou se ela tem um movimento natural para alguma direção. Por isso, reunimos a seguir algumas dicas de flores disponíveis em vermelho e como elas vão se comportar para a sua decoração.

Poinsétia, a flor do natal

Essas lindas flores vermelhas pontudas chamadas poinsétias são um clássico do natal. Também conhecidas como bico de papagaio, essa espécie fica ótima tanto em arranjos mais elaborados como as guirlandas, como em detalhes de mesa, jarras e molduras.

Poinsétia, a flor do natal
Foto: Imagine Realize

Rosas

Por serem mais pomposas e arrumadinhas, elas ficam muito bem naqueles painéis para tirar fotos e também em buquês. Além disso, a estrutura mais firme das pétalas delas ajuda quem quer compor um elemento mais arredondado. E aqui vai uma ideia: que tal substituir as bolinhas da árvore de natal por rosas vermelhas?

Flores na árvore de natal
Foto: Anders Krusberg

Cravo de corte

Cravo de corte vermelho
Imagem: Winterflor

O cravo não é só lindo e rico em detalhes. Essa flor está sempre relacionada ao amor e fica muito bem, inclusive, incorporada ao figurino. Os homens, por exemplo, ganham um charme a mais ao colocarem um cravo no terno. Agora, se a sua festa não pede uma roupa formal, os cravos podem compor um arranjo mais singelo, como na foto.

Gérberas

A estrutura aberta das pétalas dão um ar mais alegre e positivo. E as gérberas funcionam muito bem sozinhas. Dependendo do lugar onde você vai colocá-la, uma única flor já dá um destaque. E em casos menos românticos, um buquê da espécie é uma solução amigável.

Flores vermelhas: lindas gérberas
Foto: Pixabay

Kalanchoe (flor da fortuna)

Kalanchoe (flor da fortuna) vermelha
Foto: Winterflor

A Kalanchoe é singela e miudinha, perfeita para ambientes pequenos e arranjos com vasinhos. Além disso, ela é uma suculenta, perfeita para quem não tem muito tempo de cuidar. E para os mais místicos, essa flor guarda uma curiosidade: seu nome significa “desejo de prosperidade”. Além de embelezarem seu ambiente, a Kalanchoe vai trazer boas vibrações.

Antúrio

Com seu formato exuberante e selvagem, o antúrio é mais rígido e muitas vezes é pouco explorado decoração. Por isso, certamente essa espécie é uma boa escolha se você quiser uma energia de ousadia e personalidade. Além disso, essa pode ser uma flor para somar quando você quiser variar entre diferentes espécies da mesma cor.

Antúrio: flor vermelha linda para usar na decoração
Aposte no charme do Antúrio para criar uma decoração alternativa e surpreendente. Foto: Winterflor

Dália

Por si só, a dália já parece feita para impressionar. Suas pétalas formam um desenho perfeito. Se você não tiver muito tempo para pensar na decoração, aposte nas dálias que elas, sozinhas, já dão conta do recado.

dálias vermelhss
Foto: Cultura Mix

Flores vermelhas para presentear

As flores vermelhas também podem ser uma lembrança para os seus convidados ou um presente para alguém especial que você não vai conseguir ver pessoalmente. E, nesse caso, a cor vermelha mostra o quanto você é próximo da pessoa e a quer bem. Você pode usar as flores tanto como o presente principal quanto como um detalhe marcante. Que tal algumas dicas criativas?

Flores vermelhas e cesta de café da manhã
Foto: Winterflor
Ideias de presentes com flores vermelhas lindas
Foto: Winterflor
tulipas flores vermelhas para decorar ou presentear
Fonte: Winterflor
Rosas vermelhas para dar de presente de natal
Foto: Winterflor

Por que usar flores vermelhas naturais?

As flores naturais são indispensáveis quando o objetivo é trazer vida para a decor. Além disso, elas entregam uma experiência sensorial única com o cheiro doce e o toque suave das pétalas. Outro bom motivo é que as plantas naturais deixam o ambiente mais fresco. E, considerando que as festas de natal e ano novo acontecem numa época bem quente aqui no Brasil e o nosso inverno é bem seco, elas são a chave para o bem estar de quem estará presente.

As flores também vão estimular uma boa energia, a presença delas faz com que o local pareça fértil, criativo e cheio de boas vibrações.

Sem falar nas borboletas e nos beija-flores, que podem aparecer inesperadamente atraídos, justamente, pelas flores de cores fortes, como as vermelhas 🌹

***

E então? Você gostou das nossas dicas? Não deixe de aparecer lá nas nossas redes sociais – Facebook e Instagram -para contar como foi a sua festa e quais dicas foram mais úteis. Até a próxima!