Begônia maculata: a queridinha planta de bolinhas - Winterflor Floricultura
A famosa planta de bolinhas

Begônia maculata: a queridinha planta de bolinhas

Se você é um louco por plantas – como nós 🤪 – certamente está sempre de olho em plantas de cores e formatos diferentes, não é mesmo? Se a resposta foi sim, então, muito provavelmente você já viu a Begônia maculata, aquela planta de bolinhas que vem dominando redes sociais como o Instagram e o Pinterest.

Por isso, no texto de hoje vamos conhecer:

Continue a leitura e saiba mais sobre a planta do momento!

A origem

A Begônia maculata tem sua origem na Mata Atlântica brasileira, por isso, ela está entre as cinco espécies de begônias identificadas e catalogadas pela primeira vez ainda nos anos 1800. O responsável pela descoberta da espécie foi Giuseppe Raddi (1770- 1829), ilustre botânico florentino que esteve em viagem ao Brasil entre os anos 1817 e 1818.

A Begônia maculata é famosa no mundo inteiro, mas é uma planta de origem brasileira.
Crédito: Shiori Hosomi.

A característica mais marcante descrita pelo botânico são as bolinhas branco-prateadas em contraste com o tom vermelho em suas folhas. Por isso a planta é considerada exótica.

Detalhe da folha da begônia maculata
Foto: Winterflor.

Ficha técnica resumida da Begônia maculata

Nome científico: Begonia maculata

Nome Comum: Begonia maculata

Origem: Brasil (Mata Atlântica)

Ciclo: Perene

Luz: Sombra ou luz indireta

Folhagem: Permanente

Floração: Primavera-verão

Como cuidar de uma Begônia maculata?

As begônias estão entre as plantas mais cultivadas em todo o mundo. Ou seja, estão entre as plantas fáceis de cuidar.

Exemplo de composição com plantas
Crédito: Decorfácil.

Porém, exigem alguns cuidados, principalmente em relação à umidade do solo. Quer aprender como cuidar dessa planta tão bonita? Vamos contar todos os segredos!

 

Cuidados com a rega

Como uma planta dos trópicos, a Begônia maculata adora umidade. No entanto, não tolera o solo encharcado ou o ressecado.

Além da rega, a preparação do solo também é importante
Foto: Hortas e plantas.

Assim, é preciso que o solo seque entre uma rega e outra. Além disso, tente borrifar a planta como ocorreria no seu habitat natural da floresta tropical, ou seja, nas imediações, mas não diretamente nas folhas.

Para identificar se a rega está sendo feita corretamente a dica é observar se há queda de folhas e flores. Além disso, outra dica em relação à rega é utilizar água da chuva.

 

Cuidados em relação ao sol

Também por causa do gosto por umidade, essas plantas não são chegadas a sol forte direito em suas folhas.  Logo, preferem ambientes com ótima luminosidade e ficam bem quando cultivadas na sombra, mas sempre em ambientes com claridade.

Usea begônia também com outras plantas para decorar.
Crédito: Mid Western Jungle.

Assim, a luz indireta também é uma ótima opção. Por isso, busque deixá-la em um cômodo da casa que receba o sol da manhã, que é mais fraco.

 

Cuidados com a poda

Caso queira manter a sua planta pequena, você pode facilmente encurtar e podar a Begônia maculata.

Nesse sentido, a dica ao podar é colocar a tesoura acima de um dos nós da haste para, só então, efetuar o corte.

Planta famosa, mas nativa do Brasil.
Foto: Winterflor.

Por isso, dependendo do comprimento, você pode usar as pontas dos brotos como estacas para propagação. A espécie brota rapidamente dos botões adormecidos.

 

Cuidados com o substrato

No clima tropical, a matéria orgânica se decompõe rapidamente de forma constante, ou seja, as plantas sempre têm húmus suficiente disponível.

Além de linda, a planta também purifica o ar.
Crédito: Tua casa.

Então, o ideal é escolher um substrato de boa qualidade e enriquecê-lo regularmente. O substrato de húmus é uma boa pedida!

Pense também na alta umidade que prevalece nas florestas brasileiras e evite um local com excesso de correntes de ar ou muito próximo às janelas, por exemplo.

 

Cuidados com o fertilizante

Os amantes de plantas já sabem que fertilização tem um papel decisivo no crescimento das plantas. No caso das begônias não é diferente!

A parte boa dessas plantas é que qualquer fertilizante líquido disponível comercialmente para plantas domésticas já é adequado. Ou seja, em relação à fertilização não há segredos!

Assim, a administração do fertilizante deve seguir as instruções de dosagem a cada duas ou quatro semanas com água de irrigação.

Floração da Begônia maculata

Normalmente, a floração principal da Begônia maculata se estende da primavera ao verão.

Begônia com flores
Foto: Friedrich Strauss.

As flores brancas pendem em cachos. A planta é monoica, isso significa que flores masculinas e femininas crescem na mesma planta.

Uma curiosidade é que, no caso da espécie maculata, há significativamente mais flores femininas do que masculinas.

Begônia maculata: uma planta luxuosa para decorar

Com os cuidados que você aprendeu, ficou fácil deduzir que a Begônia maculata é uma ótima planta para apartamento, não é?

Com folhas grandes e alongadas, ela decora a casa durante todo o ano. Isso se deve em grande parte aos pontos branco-prateados na parte posterior das folhas verde escuras.

Combine as cores da planta com as almofadas, por exemplo.
Imagem: Google.
Além de lindas, elas combinar com tudo.
Imagem: Modandmint.

Já do lado inferior da folha, a cor tem um tom avermelhado, o que também contribui para a aparência luxuosa da begônia de bolinhas.

Uma dica: essa planta exótica fica linda em contraste com a simplicidade dos vasos de cimento.

Mas a Begônia maculata não é só beleza! A planta também gera oxigênio fresco por meio de suas folhas.
Foto: Alessandra Bezerra/Instagram.

Mas a Begônia maculata não é só beleza! A planta também gera oxigênio fresco por meio de suas folhas. Além disso, ela filtra poluentes e partículas de sujeira.

Dessa forma, além de linda, a begônia se mostra também como uma boa aliada na purificação do ar.


Então, gostou de aprender como cuidar e ainda conhecer um pouco mais sobre a Begônia de bolinhas? Nós amamos as begônias de todas as espécies 🤩.  Conta pra gente, qual a sua preferida?

E, ah! Lembre-se, para deixar sua casa sempre bem decorada e suas plantas sempre bonitas, acompanhe o perfil da Winterflor no Instagram e também no Facebook!

Até a próxima! 🌿